Rússia desenvolve arma nuclear capaz de provocar tsunamis

2

A Rússia parece realmente não ter limites quando se trata de armas superpoderosas. O país desenvolveu um torpedo nuclear que poderia provocar um tsunami da mesma intensidade da onda que atingiu o Japão em 2011 e provou o desastre nuclear da usina de Fukushima, um dos piores da história.

A divulgação foi feita pelo próprio governo russo, que postou em um canal no YouTube um vídeo onde o torpedo real pode ser visto em um grande galpão. Uma simulação da arma sendo usada em alto mar também aparece no vídeo. Confira:

Batizado de Sistema Oceânico Multipropósito Poseidon, o míssil nuclear subaquático é uma das várias armas recém-desenvolvidas que o governo russo está divulgando abertamente na internet. A bomba que o torpedo carrega possui uma potência de destruição de 2 megatons, o equivalente a duas toneladas de explosivos, o que é considerado pouco para uma arma desse porte.

O perigo está no funcionamento do Poseidon, que foi feito para abater navios porta-aviões e bases inimigas na beira do mar mesmo em outros continentes. Podendo ser detonado a qualquer momento, o míssil pode gerar tsunamis com a força de sua explosão. “Uma arma nuclear de 20 toneladas bem situada perto de uma costa marítima certamente poderia gerar energia suficiente para igualar o tsunami de 2011, talvez muito mais”, explica o físico Rex Richardson.

A agência de notícias estatal russa, Tass, descreveu a arma como “100% invencível frente às contramedidas inimigas”.

Rússia e armas gigantes

A Rússia tem uma tradição e um grande orgulho nacional em construir armas que superam os padrões de tamanho e potência. A maior bomba atômica já detonada foi construída na União Soviética e estremeceu o mundo em 1961. Conhecida como “Tsar Bomba”, possuía 50 megatons, tendo sido reduzida pela metade do seu design original, de 100 megatons.

Muito antes disso, ainda no século XVI, os russos construíram o “Tsar Pushka”, ou “Canhão Tsar”, o maior instrumento de artilharia moderna já feito até hoje. Ele nunca foi usado em batalha, mas sua presença entre as tropas russas já causava pânico nos inimigos.



Discussão2 Comentários

  1. Corretor de estagiários

    2 Megatons equivalem a dois milhões de toneladas de dinamite. Essa potência a coloca como umas das mais poderosas dos arsenais nucleares da atualidade.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com