Saiba quem foi o homem mais rico de todos os tempos

0

Atualmente, o detentor do posto de homem mais rico do mundo pertence a Bill Gates, fundador e dono da Microsoft, que possui US$ 86 bilhões. Só que esses números não chegam nem perto da fortuna estimada de Mansa Musa, Rei de Tombuctu, que é considerado por muitos historiadores como o homem mais rico de todos os tempos.

Musa nasceu em 1280 e morreu em 1337, e foi governante de um área que é ocupada atualmente pelo Mali, que fica no Oeste da África. Sua fortuna foi tão grande que nem historiadores e economistas conseguem estimar quantos trilhões de dólares ele tinham em seu nome (sim, você não leu errado, trilhões). Para se ter uma ideia, o segundo homem mais rico da história foi o imperador Romano Augusto César, com US$ 4,6 trilhões.

Musa (também conhecido como Musa I) assumiu o poder do Império do Mali em 1312, e além de ser um homem de riqueza quase infinita, foi um grande governante e expandiu seu império em quase 3 mil km.

Com certeza, você já deve estar se perguntando: afinal, como que esse homem conseguiu uma fortuna desse tamanho? A resposta é simples: seu império era uma terra com diversos recursos naturais lucrativos. Durante seu reinado, acredita-se que o Mali se tornou o maior produtor de ouro do mundo.

Para se ter uma ideia disso, em 1324, levou uma enorme caravana até a cidade sagrada de Meca. Ela foi descrita como uma comitiva com milhares de soldados, civis e escravos, mensageiros vestidos com sedas finas e ouro, além de várias barras do precioso metal que eram carregadas por cavalos e camelos.

Veja também:   Você sabia que beber água em excesso pode te levar à morte? Entenda

Mansa Musa era tão rico que quando passou por Cairo, no Egito, doou muito ouro para os pobres. E isso foi um enorme problema, pois a economia local sofreu com a inflação e uma crise financeira por anos.

Como você percebeu, o homem mais rico de todos os tempos gostava de aproveitar sua fortuna para ajudar o próximo. Criou escolas, universidades e mesquitas. Sua mais famosa construção foi a Mesquita de Djinguereber, em Tombuctu.

rico-mesquita
A Mesquita de Djinguereber atualmente

Mansa Musa faleceu em 1337, em um local desconhecido, e as circunstâncias e a data exata de sua morte ainda são debatidas por historiadores. Ele foi sucedido por seu filho, Maghan I. Seu período no trono ficou conhecido como “idade do ouro” do Mali, e muitas construções de sua época ainda continuam de pé, mantendo seu legado e comprovando, de uma vez por todas, que ele foi o homem mais rico de todos os tempos.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com