Saiba tudo sobre os gêiseres

0

Um gêiser é uma nascente termal que, periodicamente, entra em erupção. Quando isso ocorre, é lançado um jato de água quente e vapor para o ar.

A palavra gêiser tem origem irlandesa e significa “fonte jorrante”.

geiser

Gêiser é um fenômeno natural raro

Em nosso planeta, são poucos os locais que se adequam à formação de gêiser, por isso ele é tido como um fenômeno raro.

Isso se explica, pois para que um gêiser se forme, é preciso que haja uma área com águas subterrâneas que seja favorável.

A violência com que as erupções dos jatos de água ocorrem provoca pequenos terremotos. Por isso, a área que circunda um gêiser precisa ter rochas ricas em silício, que é um mineral resistente aos abalos causados.

geiser-agua-subterranea-rocha-silicio

Como os gêiseres são formados

A água que contribui para a formação dos gêiseres é, geralmente, proveniente das chuvas, que se acumula no subsolo.

A água subterrânea se junta aos lençóis freáticos e se choca nas cavidades e fissuras que estão em contato com rochas e lava vulcânica.

Esses materiais estão em alta temperatura, e, dessa forma, vão aquecendo a água de forma gradativa.

Como a água está em elevada pressão, o ponto de ebulição da mesma é elevado chegando a atingir temperaturas superiores a 200ºC.

O aumento da temperatura faz com que a pressão seja aumentada. Com isso, a água expande seu volume e jorra de forma violenta, como se estivesse saindo de um vulcão em erupção.

Os jatos podem atingir até 80 metros de altura e ter uma temperatura de 100ºC. Após o despejo dos jatos escaldantes, os depósitos voltam a acumular água.

formacao-geiser

Ocorrências de gêiser no mundo

Os gêiseres aparecem em regiões que são próximas às atividades vulcânicas ou com elevado calor subterrâneo.

Existem aproximadamente mil gêiser em todo o mundo, sendo que metade deles ficam localizados no Parque Nacional de Yellowstone, no estado de Wyoming, Estados Unidos.

O mais conhecido e com erupção regular gêiser do local é o Old Faithful (velho fiel). Os visitantes do Parque podem vê-lo lançar jatos de cerca de 50 metros, em intervalos de aproximadamente 80 minutos.

old-faithful-geiser

No deserto do Atacama, no Chile, estão localizados os Gêiseres de Tatio. Os jatos desses gêiseres chegam a atingir, em média, 10 metros de altura e temperatura de 85ºC.

Esses gêiseres são formados quando as águas dos rios gelados subterrâneos entram em contato com as rochas quentes do local.

geiseres-tatio-deserto-atacama

A Islândia, Rússia, Nova Zelândia e Chile são outros países que possuem gêiseres.

DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com