Saiba tudo sobre o Rio São Francisco

0

O rio São Francisco é um dos rios mais importantes do Brasil e da América do Sul. Com 2863 quilômetros de extensão, ele passa por 5 estados e 531 municípios.

velho-chico

A nascente geográfica do rio fica no município mineiro de Medeiros. Já a nascente histórica é em São Roque de Minas, na Serra da Canastra, região centro-oeste de Minas Gerais.

nascente-rio-sao-franciso

Antes de desaguar no Oceano Atlântico, o rio nasce que em Minas Gerais, passa pelos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

rio-sao-francisco-mapa

Importância do rio São Francisco

Também chamado de “Velho Chico”, o rio São Francisco recebe água de 90 afluentes por sua margem direita e 78 afluentes pela margem esquerda. O rio possui grande importância econômica, social e cultural nos estados que ele atravessa.

Os trechos navegáveis do rio estão localizados nos médios e baixo curso. São os trechos que ligam a cidade de Pirapora (MG) a Juazeiro (BA) e Juazeiro a Petrolina (PE), que possui cerca de 1371 km de extensão.

barco-rio-sao-francisco

O rio é uma importante via no transporte de mercadorias, das quais as principais são manufaturas, como: soja, arroz, açúcar, sal, cimento e madeira.

A polêmica da transposição do rio São Francisco

O projeto de transposição do rio São Francisco do Governo Federal visa construir dois canais com 700 quilômetros de extensão para que haja a irrigação da região semiárida do Nordeste.

A obra, que possui um orçamento de R$ 6,8 bilhões, tem sido motivo de duras críticas, pois iria abranger apenas 5% do território e 0,3% da população. Além do custo alto, a transposição afetaria intensamente o ecossistema do rio.

O problema da seca do Nordeste não seria solucionado com a transposição do rio. Os críticos do projeto afirmam que as obras beneficiariam uma minoria, que seriam os grandes latifundiários nordestinos, já que o projeto de transposição corta grandes fazendas.

Outro argumento contra a transposição seria a destinação e uso da água, que seria utilizada na agricultura e carcinicultura (criação de camarões em viveiros), ao invés de ser redirecionada para regiões que precisam dela para para consumo humano.

transposicao-rio-sao-francisco

Usinas hidrelétricas do rio São Francisco

As água do rio São Francisco são extremamente importantes para a geração de energia. O rio abriga as seguintes hidrelétricas de grande porte:

• Três Marias – Três Marias, MG
• Sobradinho – Juazeiro, BA
• Itaparica – Glória, BA
• Paulo Afonso I – Paulo Afonso, BA
• Paulo Afonso II – Delmiro Gouveia, AL
• Paulo Afonso III – Delmiro Gouveia, AL
• Paulo Afonso IV – Delmiro Gouveia, AL
• Moxotó – Delmiro Gouveia, AL
• Xingó – Canindé de São Francisco, SE

O potencial hidroenergético estimado do rio é de 26.300 MW. Já o potencial hidrelétrico instalado ao longo do rio é de 10.380 MW, o que garante cerca de 16% da produção de energia produzida em todo o Brasil.

hidreletrica-xingo-rio-sao-francisco

Acidente no rio São Francisco comove o Brasil

Por sua força e magnitude, o rio São Francisco sempre esteve presente na cultura, música, literatura, cinema e manifestações artísticas em geral do Brasil.

Em 2016, a novela “Velho Chico“, de Benedito Ruy Barbosa teve sua trama centrada no rio e na população que o tem como principal fonte de renda.

O ator Domingos Montagner, que fazia o personagem Santo do Anjos, o protagonista da novela, morreu afogado no rio São Francisco durante um mergulho entre os intervalos das gravações, no município de Canindé de São Francisco, Sergipe.

domingos-montagner

O que o ator não sabia, ao escolher o local para mergulhar juntamente com a colega de elenco Camila Pitanga, é que esse é um dos trechos mais perigoso para o banho no Rio.

Isso porque, no local formam-se redemoinhos que causam buracos entre as pedras com correntezas muito fortes. Estes buracos entre as pedras funcionam como ralos que sugam o que estiver na superfície para o fundo.

A proximidade com as hidrelétricas faz com que a correnteza fique mais forte, principalmente no interior do rio, por causa das turbinas. Por isso, o rio pode estar calmo na superfície, mas no fundo as correntes podem estar bastantes fortes.

Outro fato que faz as águas do rio serem mais perigosas é a baixa densidade em relação a água do mar, na água doce o corpo afunda com mais facilidade.

domingos-montagner-camila-pitanga-velho-chico

DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com