Sistema de rampas pode explicar mistério da construção das pirâmides do Egito

0

As famosas pirâmides do Egito são a única das Sete Maravilhas do mundo antigo que continuam de pé e chamam nossa atenção até hoje. Muitos sempre se perguntaram como que elas foram construídas pelos egípcios. Só que mais uma pista acaba de ser dada: a antiga civilização pode ter utilizado um engenhoso sistema de rampas para transportar os enormes blocos usados na construção.

Uma nova descoberta arqueológica revelou que na pedreira de alabastros de Hatnub, existia uma rampa construída especialmente para carregar os blocos até o local da construção das pirâmides.

O material mais usado para a construção das pirâmides do Egito foi o calcário, mas o alasbatro também foi usado nos pisos, estátuas e sarcófagos. Acredita-se que esse sistema também pode ter sido utilizado em outras pedreiras.

pirâmides do egito-rampa

A descoberta é de grande importância por que essa é a primeira evidência de como que os blocos usados na construção das pirâmides foram transportados das pedreiras, segundo Mustafa Waziri, secretário do Ministério de Antiguidades do Egito.

“O sistema consiste de uma rampa central, cercada por dois lances de escadas que contém buracos”, explicou o arqueólogo Yannis Gourdon.

Os arqueólogos acreditam que esses buracos tinham, provavelmente, enormes e resistentes tocos de madeira. Os blocos, então eram colocados em trenós também feitos de madeira e cordas eram amarradas nesses postes para facilitar o trabalho dos serventes na hora de empurrar as enormes rochas.

Além dessa rampa, os arqueólogos também encontraram, ao menos, 100 escrituras que celebravam a visita de faraós até as pedreiras de alabastro de Hatnub. No entanto, elas já apresentavam sinais significativos de degradação por conta da ação do tempo.

Veja também:   Por que a América não foi nomeada em homenagem a Cristóvão Colombo?

Mais escavações precisam ser realizadas para descobrirmos se existem mesmo outras rampas semelhantes. Por exemplo, ainda não se sabe como que os blocos de calcário foram transportados. Mas com essa importante descoberta, já podemos ter encontrado uma possível resposta para esse mistério.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com