Sol vermelho e céu cinzento chamam a atenção em todo o Brasil

0

O brasileiro que tirou um minuto para olhar para o céu nesta segunda-feira (19), deve ter notado um fenômeno curioso e inesperado: um Sol vermelho e o céu acinzentado. A beleza do tom avermelhado vem chamando a atenção em diversas cidades do nosso país, mas os motivos que levaram o astro-rei a exibir essa cor diferenciada não são nada positivos.

“Esse sol é divino. Não tem outra palavra para expressar. É Deus nos dando o privilégio de contemplar a sua obra. Nunca tinha visto algo parecido na minha vida. Fiquei encantada”, disse uma moradora da cidade de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, em entrevista ao portal G1.

Enquanto muita gente se encanta pelo fenômeno e aproveita para fotografar e compartilhar nas redes sociais, especialistas chamam a atenção para o fato de o Sol vermelho não ser um bom sinal.

O que faz o Sol vermelho aparecer?

O climatologista Vagner Camarini Alves esclarece, também em entrevista ao G1, que o excesso de poeira, fumaça e fuligens são a causa principal do Sol vermelho. Aliados às nuvens na atmosfera, a densidade dos poluentes no ar acaba dificultando a passagem da luz do Sol. Por isso, quem está no planeta Terra acaba tendo a impressão de que o astro ficou avermelhado.

O primeiro fator que leva o fenômeno a acontecer é o período de seca dos meses entre julho e agosto. A falta de chuva favorece queimadas e, consequentemente, a emissão de cada vez mais poluentes. Por isso, a ação do homem é o segundo fator que faz o Sol vermelho aparecer.

Veja também:   Pedra do Ingá: monumento guarda mistérios do Brasil antigo

A coloração cinzenta do céu é explicada pelos mesmos motivos e, apesar de muita gente ter se animado, não significa que vem chuva por aí.

O assunto rapidamente repercutiu nas redes sociais e muita gente chegou a se desesperar. Alguns internautas acreditam que a coloração do Sol é o sinal do fim dos tempos. Outros, chegam a cogitar a “volta de Jesus Cristo”.

Confira algumas reações de usuários do Twitter:



Veja também:   Maior parte do oxigênio vem do oceano e não na Amazônia; entenda

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com