Som de trovão vulcânico é registrado pela primeira vez

0

Vulcões em erupção causam verdadeiras tempestades elétricas em meio a toda fumaça e cinzas. E como todo raio, provocam um trovão. Foi esse som de trovão durante uma erupção vulcânica que os cientistas conseguiram registrar pela primeira vez.

Qualquer um que já presenciou uma erupção vulcânica sabe que não é raro poder observar raios brilhando por entre as cinzas e trovões ribombando no alto da montanha. O problema é que esse som geralmente vem acompanhado de vários outros, como o magma borbulhando, os gases saindo e às vezes até rachaduras e quebras das pedras.

Até que em dezembro de 2016, um vulcão chamado Bogoslof, que fica nas ilhas Aleutas, no estado americano do Alasca, começou uma erupção com uma forte tempestade elétrica e felizmente microfones foram deixados próximos a ele.

A partir dessas gravações, os cientistas conseguiram isolar o som do trovão vulcânico, que consiste na verdade em estalos seguidos pelo grave som das entranhas da Terra se movendo. Confira um vídeo com som acelerado que foi produzido pelos pesquisadores:

Matt Haney, autor principal do estudo dos sons do trovão vulcânico e sismólogo do Observatório de Vulcões do Alasca, garante que o som obtido pelos microfones é muito fiel ao real. “Se pessoas estivessem observando a erupção ao vivo, elas teriam ouvido esse trovão”, disse.

Perigo no alto

A erupção do Bogoslof que foi registrada pela equipe causou uma série de problemas que atrapalhou a circulação de aeronaves na região. As tempestades elétricas vulcânicas, além das nuvens de cinzas e gás, atrapalham a visibilidade e podem ser muito perigosas para aviões.

Os cientistas pretendem aprimorar a forma de detectar trovões e raios relacionados a erupções vulcânicas não só para proteger possíveis pessoas em áreas próximas, mas também o espaço aéreo em torno dos vulcões.

Os raios são resultado de partículas carregadas entre as cinzas de magma e rochas que acabam interagindo entre si.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com