Som do encerramento da Primeira Guerra Mundial é digitalizado; ouça

0

Todos nós já ouvimos em algum momento os sons de uma guerra com suas explosões e tiros, mas como será o som de quando uma guerra acaba? Pois a gravação disso existe e foi digitalizada recentemente, permitindo que 100 anos depois, possamos ouvir como terminou a Primeira Guerra Mundial, um dos conflitos mais devastadores da história da humanidade.

Em 1918, a tecnologia era bem diferente da atual. A gravação de som só era possível por meio de um gramofone, equipamento que capturava o som e imprimia suas impressões em discos de cera, em um processo bastante trabalhoso, especialmente para ser usado em frentes de batalha. Por isso, os vídeos existentes da Primeira Guerra Mundial não possuem som gravado.

No entanto, os exércitos da guerra se utilizavam de uma verdadeira parafernália composta por barris de óleo enterrados, que serviam como uma espécie de microfone, ligados a aparelhos que imprimiam a reverberação sentida nos barris para filmes fotográficos. A intenção era determinar melhor a posição dos inimigos durante a batalha, mas dessa forma, obtiveram registros sonoros, mesmo que primitivos e bastante imprecisos.

Felizmente, alguns desses registros sobreviveram e um deles foi feito exatamente no dia e momento em que o armistício que pôs fim à guerra foi decretado. Peritos em áudio da produtora Coda to Coda fizeram uma pesquisa detalhada do tipo de armamento utilizado na época, munição, terreno e outros fatores determinantes e conseguiram reproduzir a reverberação gravada no filme como se estivéssemos ouvindo ao vivo.

Veja também:   Homem tem morte comprovada por teste de DNA e volta para casa vivo

Impressiona ouvir como tudo vai diminuindo conforme a notícia do fim da guerra vai chegando e tudo se transforma em silêncio. Ouça:

A Primeira Guerra Mundial

Um dos eventos mais mortais da história, foi o primeiro conflito a envolver países das mais diversas partes do planeta, tendo durado entre 1914 e 1918. Seu fim foi oficializado às 11 horas da manhã do dia 11 de novembro, o 11º mês. O término da Primeira Guerra Mundial recentemente completou 100 anos.

A guerra foi travada entre duas forças que ficaram conhecidas como os Aliados, ou Tríplice Entente, composta principalmente pela França, Rússia e Império Britânico, contra os Impérios Centrais, ou Tríplice Aliança, composta por Alemanha, Áustria-Hungria e Império Otomano.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com