Sonda da Nasa divulga a foto mais próxima do Sol já feita

0

A sonda Parker Solar Probe, da Nasa, conseguiu captura a foto mais próxima do Sol já feita. A imagem mostra um jato de gás carregado da atmosfera da estrela, em uma imagem já conhecida, porém nunca antes tão detalhada. Até mesmo o planeta Mercúrio, o mais próximo do Sol, pode ser visto na foto que definitivamente é um marco na história da exploração espacial.

Para tirar a foto mais próxima do Sol, a Parker passou a orbitar a estrela a uma proximidade que nunca foi alcançada por outro equipamento de estudo. Com a ajuda de um dispositivo chamado de WISPR, a sonda tirou a foto, feita a aproximadamente 27,2 milhões de quilômetros da superfície da estrela. O registro foi feito há algumas semanas, mas só agora a Nasa está recebendo os dados enviados pela sonda. Confira a imagem:

foto mais próxima do SOl

O feixe de luz é um jato de gases saindo da coroa, ou atmosfera solar, com temperatura extremamente alta, misturada a plasma e carregada de eletricidade. Os gases formam uma espécie de arco sobre a superfície da estrela, com as duas extremidades ligando locais com carga positiva e negativa. A matéria também é levada pelo vento solar.

O ponto brilhante no centro da imagem é o planeta Mercúrio visto por trás do jato de gases, enquanto os pontos mais escuros são efeitos de correção de plano de fundo usados na imagem.

Parker Solar Probe

Lançada em agosto de 2018, a Parker Solar Probe, da Nasa, é equipada com um escudo térmico chamado Sistema de Proteção Térmica, ou TPS, na sigla em inglês. Ele permite que a sonda aguente temperaturas extremas, que podem alcançar até os 1370 graus Celsius nas proximidades do Sol.

Veja também:   Chuva de animais: o que causa esse fenômeno com sapos, peixes e mais

No ponto máximo de aproximação, a sonda deve ficar a 6,4 milhões de quilômetros da estrela. O objeto mais próximo conhecido do Sol é o planeta Mercúrio, que o orbita a 46 milhões de quilômetros. É a primeira vez que um objeto criado por seres humanos vai chegar tão próximo da verdadeira bola de fogo que é a nossa estrela mais próxima.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com