Sonda da Nasa encontra água na superfície do asteroide Bennu

0

A Agência Espacial Americana (Nasa) informou que a sonda ORISIS-REx descobriu água na superfície do asteroide Bennu. O corpo rochoso é monitorado pelo equipamento desde a última semana.

“Informação recentemente analisada procedente da missão ORISIS-REx revelou a presença de água na argila que forma seu alvo científico, o asteroide Bennu”, apontou a Nasa, em comunicado divulgado nesta segunda-feira (10).

A OSIRIS-REx detectou água no asteroide graças a dois espectrômetros que indicam a presença de hidróxidos, moléculas que contêm átomos de oxigênio e de hidrogênio unidos. Os pesquisadores responsáveis pela missão acreditam que esses hidróxidos estão presentes em toda a superfície do asteroide.

No entanto, a Nasa optou por uma previsão mais conservadora. “Já que o Bennu em si só é pequeno demais para ter hospedado água, a descoberta indica que, em algum momento, a presença deste líquido se deu em um corpo paralelo, seguramente um asteroide muito maior”, concluiu a agência.

A sonda ORISIS-REx, que chegou à órbita do asteroide no último dia 3, tem o objetivo de estudar o deslocamento do corpo rochoso. Nos próximos 12 meses, a Nasa também quer descobrir um local para aterrissar o equipamento e coletar amostras que poderão ser analisadas assim que ele voltar à Terra.

“Quando as amostras desta missão chegarem à Terra, em 2023, os cientistas receberão um tesouro oculto de novas informações sobre a história e a evolução do nosso sistema solar”, disse Amy Simon, uma das diretoras da Nasa.

Como a Nasa coletará amostra de Bennu, o menor asteroide já explorado



Veja também:   Qual é a chance de um asteroide destruir a Terra? Entenda

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com