Sondas espaciais podem causar conflitos com alienígenas, diz astrofísico

0

Uma nova ideia para o lançamento de sondas espaciais de exploração poderia acelerar muito o nosso conhecimento do universo. Ou arrumar uma guerra com alienígenas, segundo um escritor e astrofísico, que prefere ter cautela ao abordar qualquer tipo de possível vida inteligente dentro e, principalmente, fora do Sistema Solar.

Sondas espaciais de exploração são caras e difíceis de manter. A situação fica ainda mais complexa se pensamos em naves tripuladas, mas o grande físico Stephen Hawking propôs um método que chamou de Breakthrough Starshot, no qual pequenas sondas poderiam ser impulsionadas para fora do Sistema Solar por meio de lasers operados diretamente da Terra.

O lado bom desse método é que ele permitiria o envio de mais sondas espaciais, seja por questões de custo ou mesmo de praticidade. O lado ruim é que seria muito difícil controlar a trajetória dos objetos e é aí que entra Ethan Siegel, astrofísico, escritor, ex-colunista da Nasa e atual redator científico da revista Forbes.

Siegel começa apontando dificuldades práticas como a já citada dificuldade em controlar a trajetória da sonda espacial, além da impossibilidade de freá-la em um possível impacto iminente. Na verdade, ele chega a duvidar que a sonda sobreviva muito tempo após o lançamento, já que é muito difícil prever alguns obstáculos como poeira espacial e pequenos fragmentos de rocha e gelo. Mas segundo ele, o problema maior ainda é outro.

Tiro, porrada e sonda

As sondas espaciais que seriam usadas no método proposto por Hawking seriam pouco maiores do que um selo dos Correios, mas mesmo assim, Siegel acredita que no caso dos objetos serem detectados por civilizações alienígenas, poderiam ser considerados muito invasivos.

Veja também:   Uso de maconha pode prejudicar fertilidade de homens e mulheres, diz estudo

Ele vai além e acredita na possibilidade de um impacto de uma das sondas contra alguma nave alienígena ou planeta e que o choque seja considerado um ato hostil por parte dos humanos, o que poderia levar a uma guerra interplanetária, mesmo sem intenção. Esperamos que os alienígenas que por acaso encontrarem algum objeto terráqueo estejam de bom humor.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com