Cientistas tentam se comunicar com pessoas em sonhos lúcidos

0

Sonhos lúcidos são como sonhos comuns, mas neles nós sabemos que estamos sonhando e podemos até controlar o que acontece ao nosso redor.

A ciência tem se debruçado sobre o fenômeno, que acontece com a maioria das pessoas em algum momento da vida, e a ideia agora é tentar estabelecer contato com do “mundo real” com o sonhador, quando ele estiver lúcido.

Sabe-se que esses sonhos lúcidos acontecem em um momento do sono conhecido pela sigla REM, que em inglês significa Movimento Rápido dos Olhos.

Trata-se de um sono mais profundo, onde a atividade cerebral aumenta consideravelmente, o que pode ser notado no movimento dos olhos, mesmo que fechados. No entanto, a mecânica de um sonho lúcido na mente ainda é desconhecida.

Para obter alguma informação, equipes de pesquisadores em 4 países – Estados Unidos, Alemanha, Países Baixos e França – conduziu o mesmo teste, com 36 voluntários.

Entre eles, estavam pessoas que nunca tiveram sonhos lúcidos e outros que os têm com frequência. Eles foram treinados para reconhecer sinais como sons, toques e iluminação mesmo dormindo.

A ideia é que ao sentirem determinados estímulos no meio dos sonhos lúcidos, os voluntários pudessem responder a eles, apertando os olhos, ou realizando movimentos simples dos músculos do rosto.

Perguntas foram feitas aos sonhadores e os resultados mostram que a comunicação não é nada fácil e muito menos clara, mas parece ser possível.

Sonhando com “ela”

Os cientistas realizaram perguntas simples e cada um dos sonhadores, 6 ao todo, entre os 36 voluntários, percebeu a questão de um jeito diferente.

Um deles relatou que estava em uma festa, quando alguém pegou um microfone e perguntou se ele sabia falar espanhol. Outro disse ter ouvido uma pergunta sobre uma operação matemática no rádio do carro em que dirigia no sonho.

Foram feitas 158 perguntas ao todo, das quais 18,6% tiveram resposta correta. 3,2% estavam erradas, enquanto 17,7% das respostas não foram claras.

60,8% do total de perguntas não foi respondido, indicando que nem todos as pessoas que entraram em sonhos lúcidos conseguiram algum tipo de conexão com os pesquisadores acordados.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com