Tecido feito de fungos pode ser alternativa sustentável ao couro sintético

0

O couro, mesmo sintético, é rejeitado por defensores do meio ambiente por uma série de motivos.

A alternativa pode ser um tecido feito de fungos, que foi descoberto recentemente por cientistas da Áustria, Inglaterra e Austrália, em um esforço conjunto.

O produto teria um ciclo de vida mais sustentável e apresentaria resultados similares ao couro orgânico e sintético.

Enquanto o couro animal envolve questões relacionadas ao veganismo, além de utilizar produtos químicos tóxico durante o processo de curtimento, o couro sintético tem outros problemas, por ser feito basicamente de plástico.

Os fungos seriam uma alternativa não somente correta do ponto de vista ecológico, como também teria um custo bem baixo em relação a outras alternativas.

O couro feito de fungos pode também aproveitar a reciclagem de outros materiais orgânicos para gerar o chamado micélio, substância que serve como alimento para os fungos.

Ele é essencial, já que é a qualidade do micélio que torna o tecido mais ou menos parecido com o couro real. Todo o processo leva algumas semanas.

O objetivo do estudo é fornecer uma alternativa para um futuro próximo.

Os pesquisadores explicam que já começa a surgir um mercado de moda biodegradável e sustentável, que deve dispensar materiais que não atendam a certos requisitos.

Nesse caso, o couro de fungos pode ser uma alternativa não só viável, mas também influenciar esse mercado emergente.

De arrancar o couro

Embora seja um material relativamente rústico, sendo feito de pele de animais tratada, o couro acabou se tornando um artigo de luxo nas últimas décadas.

Seu uso é bastante variado, indo do vestuário até a indústria automobilística e vários outros setores. O mais comum é o couro bovino, devido à abundância do gado.

Há todo um mercado de couro de animais mais exóticos, que vão desde répteis como jacarés e cobras, até avestruzes e cangurus.

Recentemente, tem crescido a demanda por couro de peixe. No passado, até mesmo a pele humana já foi trabalhada de forma similar.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com