Teerã, capital do Irã, está afundando lentamente e de forma irreversível

0

Teerã é a capital e cidade mais importante do Irã, com cerca de 15 milhões de habitantes em sua área metropolitana. Porém, a cidade está afundando e possivelmente não há nada que possa ser feito para reverter a situação. A capital possui a maior parte das indústrias, museus e locais de importância histórica e financeira de todo o país.

Um relatório publicado pelos cientistas de um centro de pesquisa da cidade de Postdam, na Alemanha, mostrou que a cidade está afundando cerca de 25 centímetros por ano. A razão é um processo geológico chamado de subsidência, que consiste na movimentação vertical de uma área, geralmente provocada pelo movimento de placas tectônicas ou por ação humana subterrânea, que é o caso de Teerã.

A capital do Irã está cedendo devido à exploração de gases naturais e reservatórios de água subterrâneos, que não estão sendo repostos pelas chuvas, cada vez mais escassas. Além disso, a rocha na qual a cidade está praticamente em cima está deixando de ser porosa, e, portanto, perdendo sua capacidade de absorção de água. Com isso, Teerã deve passar em breve a sofrer com enchentes quando chuvas mais fortes atingirem a cidade.

Algumas regiões de Teerã estão afundando com mais rapidez do que outras, em alguns casos superando a taxa de 25 centímetros por ano. De acordo com os cientistas alemães, a situação parece ser realmente irreversível.

A Metrópole

Teerã, localizada no noroeste do Irã, não só é a capital e cidade mais importante do país, como também é a cidade mais populosa do oeste da Ásia. A região metropolitana possui aproximadamente 15 milhões de habitantes, com boa parte deles trabalhando na indústria iraniana, que tem a maioria de suas empresas sediadas na capital.

Veja também:   Gigantes adormecidos: os vulcões que já estiveram ativos no Brasil

A cidade também é lar de museus históricos e de arte contemporânea, sendo muito famosa por sua arquitetura, que geralmente mistura elementos antigos persas e modernos, como na maioria das grandes metrópoles do mundo.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com