Tempestade de poeira ‘apaga’ cidade do mapa; entenda o que causou o fenômeno

0

Um fenômeno atípico afetou a visibilidade de cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais neste domingo (27), onde os ventos chegaram perto dos 100km/h e o horizonte ficou completamente avermelhado, durante uma impressionante tempestade de poeira.

  • Se não gostar da Alexa, a Amazon devolve seu dinheiro! Experimente por 30 dias de controle por voz total em sua casa inteligente. Clique aqui e garanta.

De acordo com a meteorologista Daniela Freitas, do portal ‘Climatempo’, as condições climáticas desta época do ano podem acarretar a novos eventos de poeira, devido ao acúmulo ao longo das semanas de estiagem antes das chuvas.

“Alguns núcleos de chuva se formaram e antes da chuva chegar veio toda essa frente de rajada que fez com que toda essa poeira subisse e se elevasse alguns níveis mais elevados da atmosfera”, explica Freitas.

Tempestade de poeira apavora brasileiros

O fenômeno foi visto nas regiões de Ribeirão Preto, Orlândia, Dumont, Jardinópolis, Guaíra, Morro Agudo, Viradouro e em várias cidades do Triângulo Mineiro, incluindo Uberlândia. Em algumas dessas localidades foi registrado falta de energia, queda no serviço de internet e até falta d’água.

“Foi uma cena apavorante”, comenta um comerciante de 56 anos. “Muitas sacolas, folhas e papeis estavam voando para todo lado e até o carro sacudia com o vento. Todo mundo ligou o pisca alerta. […] Não pode subestimar a força da natureza”.

Daniela ainda explica que a barreira assusta mesmo, mas que o período de estiagem é o principal responsável. Além disso, o clima deverá melhorar ao longo do próximo mês, com a chegada das chuvas regulares e a umidade do ar e solo.

Assista a alguns vídeos que viralizaram nas redes sociais:



  • Se não gostar da Alexa, a Amazon devolve seu dinheiro! Experimente por 30 dias de controle por voz total em sua casa inteligente. Clique aqui e garanta.
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com