Terra possui barreira de proteção criada por humanos; entenda

0

Em 2017, cientistas da Nasa confirmaram que existe uma espécie de barreira em volta da Terra e ela foi feita totalmente por humanos.

Por incrível que pareça, principalmente quando pensamos em efeitos da atividade humana, essa barreira tem feito bem para o planeta e sua presença atuando no espaço pode significar o início de uma nova era da humanidade, onde nossas ações são percebidas fora do planeta.

A agência espacial americana enviou há alguns anos duas sondas para explorarem os cinturões de Van Allen, dois anéis de radioatividade que cercam a Terra e fazem parte de seu campo magnético.

Foi nessa exploração que eles perceberam que havia uma nova barreira de baixa frequência que estava empurrando os cinturões de Van Allen para mais longe e, consequentemente, a radiação também.

Isso acontece por causa da popularização das transmissões de rádio em baixa frequência, ou VLF, na sigla em inglês.

Essas ondas de frequência muito baixa são usadas por setores industriais e militares, principalmente, para a transmissão de mensagens codificadas, já que seria impossível usá-las para transmissão de áudio.

A VLF tem um alcance maior do que ondas de rádio comuns, sendo usadas pra comunicação com submarinos e outras grandes distâncias.

O que as sondas da Nasa descobriram é que todo esse uso de VLF acabou criando uma barreira com ondas dessa frequência em volta da Terra e são essas ondas que estão conseguindo agir para afastar a radiação do nosso planeta.

Expandindo as fronteiras

A barreira de VLF é uma obra totalmente humana e acaba sendo benéfica para o planeta. Os cinturões de Van Allen, carregados de radiação, frequentemente acabam danificando satélites e similares, mas a barreira ajuda com isso.

O mais interessante é que ela é uma criação totalmente não intencional, já que as ondas VLF são usadas para comunicação apenas na Terra.

A barreira também tem sido bem recebida pela comunidade científica a partir de um exemplo dado pelo famoso astrofísico Carl Sagan.

Ele levantou a hipótese de termos algum sinal de que existe vida na Terra que poderia ser notado do espaço para alguém que viesse de fora. A barreira de ondas VLF se encaixa perfeitamente nessa descrição.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com