Terra pode ter grandes pedaços de outro planeta enterrados em seu interior

0

No manto da Terra, existem duas estruturas de rocha de porte gigantesco. Elas podem ser restos de um planeta antigo, segundo um estudo. Os grandes blocos ficam literalmente enterrados abaixo da crosta, já na área do manto terrestre.

A localização aproximada dos objetos é por baixo do continente africano e do oceano Pacífico, respectivamente, e eles são muito importantes até hoje.

De acordo com os pesquisadores, os blocos de rocha são tão grandes que são capazes de criar e influenciar anomalias magnéticas que afetam todo o planeta.

Sua presença pode ser notada influenciando o campo magnético do planeta, entre outros fenômenos, como a chamada anomalia do Atlântico Sul. A grande questão, no entanto, fica a respeito da origem dos objetos.

Existem algumas hipóteses para a origem dos blocos, mas a mais aceita é de que eles seriam resultado do impacto que a Terra sofreu de um antigo planeta chamado de Theia.

Esse impacto teria causado, entre outras mudanças, a criação da Lua. Os blocos do manto podem ter se originado em Theia, sendo praticamente uma “lembrança” do ocorrido deixada por aqui.

As rochas, mais densas do que o manto da Terra, podem ser o aglomerado de muitos destroços que acabou se juntando no subsolo após o impacto.

O modelo proposto agora explica como esses destroços podem ter se juntado e busca entender mais sob Theia, cuja existência por enquanto é apenas teórica.

Trombada cósmica

Segundo a hipótese mais aceita, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, a Terra ainda estava em processo de formação e acabou se chocando com outro planeta na mesma etapa de formação.

Theia teria mais ou menos o tamanho de Vênus e o choque fez com que vários fragmentos foram liberados no espaço.

Esses fragmentos, tanto da Terra como de Theia, teriam se unido e virado a Lua que conhecemos hoje. No entanto, o que aconteceu com a maior parte de Theia ainda é um mistério. O planeta teria se fundido com o nosso, de certa forma, ou sido arremessado no espaço com a batida.



Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com