Top 5 animais aéreos mais velozes

0

As aves são de longe os animais aéreos mais velozes, e boa parte delas estão entre os animais mais velozes do planeta.

Sua aerodinâmica projetada com asas longas e bicos compridos dão sustentação e permitem deslizar com rapidez pelo ar, fazendo com que as aves alcancem velocidades incrivelmente altas.

A velocidade de voo das aves pode ser medida de duas maneiras, sendo uma em voo horizontal, e outra em voo vertical, que é quando elas partem para atacar uma presa.

Confira quais são os 5 animais aéreos mais velozes:

5° – Andorinhão-Mongol – 170 km/h

andorinhao-mongol

Localização: China, Mongólia, Japão e Austrália

O andorinhão-mongol, também conhecida como rabo-de-agulha, é uma ave muito rápida. Tem a fama de atingir velocidades de até 170 km/h quando em mergulho, embora isso não tenha sido de fato medido.

Estas aves têm pernas muito curtas que eles usam apenas para se agarrar a superfícies verticais. Elas constroem seus ninhos em fendas de rochas em penhascos ou árvores ocas e passam a maior parte de suas vidas no ar, vivendo de insetos que capturam em seus bicos.

4° – Falcão-Gerifalte – 209 km/h

falcao-gerifalte

Localização: América do Norte, Europa e Ásia.

O Falcão Gerifalte se alimenta de pequenos mamíferos e outras aves, podendo eventualmente comer carniça. Ele é capaz de caçar presas de até três vezes o seu peso, normalmente mantando-as em solo.

Quarto lugar do ranking de animais aéreos mais velozes, essa ave pode em voo horizontal chegar a velocidades de 130 km/h, e em voo vertical atingir os 209 km/h.

Veja também:   Criptozoologia: 10 animais reais que já foram considerados mitos

3° – Andorinhão-Real – 250 km/h

andorinhao-real

Localização: Sul da Europa, Continente Africano e da Índia.

Essas aves são facilmente identificadas pelo seu tamanho e por ter uma mancha branca na barriga. Elas têm pernas muito curtas e passam a maior parte do dia em voo caçando insetos.

Em voo vertical o andorinhão-real pode alcançar os 250 km/h, fazendo dele o terceiro pássaro mais veloz do planeta.

2° – Águia-Real – 320 km/h

aguia-real

Localização: América do norte, Europa, Ásia e norte da África.

Em plenas condições, uma águia dourada pode atingir velocidades espetaculares de 240 até 320 quilômetros por hora quando mergulha atrás de uma presa.

Embora menos ágil, a águia-real é muito semelhante e, possivelmente, até mesmo superior ao falcão peregrino em velocidades de deslizamento horizontal. Isto coloca a águia dourada entre os animais aéreos mais velozes.

1° – Falcão Peregrino – 389 km/h

falcao-peregrino

Localização: Todos os continentes com exceção da Antártida.

O falcão peregrino é o animal mais veloz em voo e o membro mais veloz do reino animal. Embora não seja veloz o suficiente em voo horizontal, ele sobe a grandes altitudes e depois mergulha abruptamente na posição vertical para caçar a sua presa a velocidades de mais de 320 km/h.

De acordo com o programa de TV National Geographic, a mais alta velocidade medida de um falcão-peregrino é 389 km/h.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com