Top 5 buracos mais profundos do planeta

0

Entre o solo e o núcleo sólido da Terra, há diversas camadas, que totalizam uma distância de aproximadamente 6.437 quilômetros. Há no planeta buracos de onde se chega a profundidades inacreditáveis, seja de forma natural ou por intervenção humana.

A maioria desses lugares, não estão acessíveis ao homem, podendo ser explorados somente a partir de robôs ou sonares.

As águas dos oceanos abrigam muitas fossas marinhas, que são as regiões mais profundas dos mares, sendo grandes buracos que se formam a partir do encontro das placas tectônicas.

Nessas fossas, há a ausência total de luz, e por possuírem uma grande pressão atmosférica, não é possível a vida de animais marinhos, apenas seres como as bactérias heterotróficas.

Confira o Top 5 buracos mais profundos do planeta:

5° – Kidd Mine

kidd-mine

Com uma profundidade de 3.048 metros, a Kidd Mine é a mina mais profunda abaixo do nível do mar. Ela está localizada na província de Ontário, no Canadá.

Por estar situada ao extremo norte do planeta, a mina é considerada o local mais próximo ao centro da Terra. É o ponto de acesso mais próximo do mais próximo do centro da Terra.

4° – Litke Deep

litke-deep

O Litke Deep é uma fossa marinha considerada o ponto de maior profundidade do Oceano Ártico. Ela está localizada na bacia Eurásia, sendo uma grande concavidade a nordeste da Groelândia.

Além da grande profundidade de 5.450,1 metros, as águas são extremamente frias, sendo um dos lugares mais inóspitos do planeta.

3° – Milwaukee Deep

milwaukee-deep

O Milwaukee deep se encontra a 122,3 km ao norte do Porto Rico. Este é fosso mais profundo do Oceano Atlântico, atingindo a profundidade de 8.741,6 metros abaixo do nível do mar.

O buraco foi descoberto em 1936 pela USS Milwaukee, daí surgiu o nome da fossa marinha.

2° – Mariana Trench (Fossa das Marianas)

mariana-trench

Este é o local mais profundo dos oceanos, e está localizado no Oceano Pacífico, a leste das ilhas Marianas.

Com cerca de 11.034 metros de profundidade, a área é alvo de interesse de cientistas e pesquisadores. Pensando nisso, um novo robô submarino está sendo construído para conseguir explorar as partes mais profundas do local.

1° – Poço superfundo de Kola (Kola Superdeep Borehole)

kola-superdeep-borehole

O lugar mais profundo do planeta nunca foi acessado por seres humanos.

O poço superfundo de Kola é o resultado de um experimento científico na extinta União Soviética. As perfurações iniciaram em 1970, onde vários poços foram abertos por meio de ramificações de um poço central.

O poço mais fundo possui 12 262 metros, sendo o buraco mais profundo do planeta.

DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com