Top 5 cidades mais altas do mundo

0

O pico mais alto do mundo é o Monte Everest, localizado no Himalaia, entre a China e o Nepal, medindo 8.848 metros. Altura que desafia a vida de até alpinistas muito bem preparados. Aliás, a partir de 6.000 metros já é um grande risco para esses aventureiros.

Altitudes muito elevadas possuem uma baixa pressão atmosférica, menor quantidade de oxigênio disponível, temperaturas mais baixas e ainda os raios solares são mais intensos.

Apesar de todos esses aspectos inóspitos, algumas cidades prosperaram na atitude. Além de uma localizada na região tibetana, que é a mais alta do mundo, as cidades mais altas estão na América do Sul.

Saiba onde estão as cidades mais altas do mundo:

5° – Juliaca – Peru

juliaca-peru

Na região peruana de Puno, Juliaca é uma cidade localizada a 3.825 metros de altitude com população em torno de 225.000 habitantes. É um importante centro comercial da região, além de servir de rota para as cidades mais ao sul do Peru.

4° – Shigatse – Tibete, China

shigatse-china

Entre as cinco mais altas, é a única que não está localizada no continente sul-americano.

Cerca de 100.000 habitantes vivem a 3.840 metros acima do nível do mar no centro da região tibetana. A cidade prosperou em torno do monastério budista Tashilhunpo, casa do Panchen Lama, o segundo maior mestre do darma.

3° – Potosí – Bolívia

potosi-bolivia

Localizada a 4.090 metros de altitude, Potosí carrega o título de terceira cidade mais alta do mundo.

Veja também:   Por que imprimir mais dinheiro não é a solução para a economia

Ela recebeu o título de Patrimônio Mundial da UNESCO, devido a sua imensa herança arquitetônica e histórica. Logo após a chegada dos europeus à América, Potosí já se tornou a maior produtora de prata do mundo.

No século XVII, era a segunda cidade mais populosa do mundo. Entretanto, a partir de 1825, a prata esgotou e os seus habitantes sumiram. Hoje possui uma população de quase 200.00 habitantes.

2° – El Alto – Bolívia

el-alto-bolivia

Com uma população acima de 1.1 milhões de habitantes e localizada sobre uma atitude de 4.150 metros, encontra-se “A Alta”, tradução do espanhol de El Alto.

A cidade até 1987 era apenas um subúrbio da capital boliviana La Paz, porém o crescimento exponencial do bairro foi tanto que se separou. Até 1903 a região era inabitada e muito seca, mas a construção de uma estrada de ferro permitiu o desenvolvimento da região.

1° – La Rinconada – Peru

la-rinconada-peru

Sitiada há 5.100 metros, sobre os Andes Peruanos, está a primeira do ranking das cidades mais altas do mundo.

La Rinconada se desenvolveu devido a uma mina de ouro nas proximidades. Na última década apresentou um crescimento demográfico de 235%, atingindo a marca de 50.000 habitantes.

Apesar da economia estar envolta em ouro, a cidade carece de saneamento básico, não há sistema de abastecimento de água, há contaminação por mercúrio e os habitantes, quase todos operários da mineração, trabalham sem garantias.

O acordo de serviço é muito peculiar, trabalham 30 dias sem receber e no 31° dia podem pegar a quantidade de ouro que conseguirem para si próprios.

Veja também:   Você sabe quais são as 7 maravilhas do mundo antigo? Conheça

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com