Trolltunga: A exuberante pedra “Língua de Troll”

0

A Trolltunga, mais conhecida como “Língua de Troll” é um ponto turístico bastante conhecido da Noruega.

O local recebe este nome por causa de uma de suas pedras, que possui um formato que se assemelha a uma língua pontiaguda posta para fora da boca.

Esta falésia foi formada a mais de 10.000 anos, e está localizada a 17 km de Odda e a 190 km de Bergen, onde fica o aeroporto mais próximo.

A pedra está projetada sobre um precipício, a aproximadamente 700m de altura em relação ao lago Ringedalsvatnet.

A região é rodeada de cumes montanhosos, que chegam a atingir uma altura de mais de 1500 m.

trolltunga

Como chegar até a Trolltunga

Todos os anos, milhares de turistas de todo o mundo encaram ais de 20 km de trilha para chegar ao local, que está a cerca de 1.200m acima do nível do mar. A caminhada até a Trolltunga dura entre quatro e cinco horas.

Não é fácil chegar à pedra, pois se trata de uma trilha íngreme. Contudo, ao final, os aventureiros são recompensados com uma vista inigualável.

Para fazer a caminhada é necessário ter bom preparo físico e equipamentos de segurança para escalada. O local não possui sinal de celular.

O caminho todo é sinalizado com a letra “T”, para evitar que os grupos se percam no trajeto até a pedra.

É recomendável que a trilha seja feita entre os meses de junho a setembro, quando há melhores condições climáticas e não há neve na região.

Veja também:   Por que os cristãos evitam carnes, mas comem peixe na quaresma

Para aqueles que querem prolongar a experiência, é possível acampar no caminho.

trilha-trolltunga

Acidente na pedra causa morte de turista

A popularização do local e o chamado “turismo de internet” atrai para o lugar pessoas sem preparo para a escalada em terrenos perigosos. Muitas dessas pessoas ingerem bebidas alcoólicas durante a caminhada pelo precipício.

Mesmo com todos esses agravantes, e apesar de o local não possuir barreiras de segurança na falésia, até hoje apenas uma morte foi registrada.

O acidente ocorreu em 2015, vitimando a turista australiana Kristi Kafcaloudis, de 24 anos, que caiu da pedra “Língua de Troll”.

kristi-kafcaloudis

A jovem, que fazia parte de um grupo de 30 pessoas, teria perdido o equilíbrio e despencado mais de 700 metros enquanto tirava uma foto na beira do precipício.

Mesmo com a elevada altitude e o perigo dos desfiladeiros, os turistas que visitam o local não se intimidam em fazer piruetas e acrobacias para conseguirem uma boa foto.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com