Uso de celular pode fazer crescer ‘chifres’ na cabeça? Entenda

0

De tempos em tempos surgem rumores dos malefícios do uso frequente do celular, que vão desde riscos de câncer até o surgimento de chifres na cabeça das pessoas. Mas será que é assim mesmo? Na verdade a relação do celular com os tais chifres não é exatamente direta e a base dessas informações é alguma confusão, misturada com uma pequena dose das onipresentes fake news.

Segundo alguns artigos que chegaram a ser publicados em grandes veículos nacionais e internacionais, o uso constante dos celulares estaria prejudicando tanto a postura, principalmente dos jovens, que muitos estariam desenvolvendo uma espécie de “chifre” na parte de trás da cabeça. Isso estaria relacionado à postura de quem usa o celular por muito tempo, sempre com a cabeça baixa.

O estudo, atribuído ao Dr. David Shahar, da Universidade da Costa do Sol, na Austrália, indicaria que os tais chifres são como calos ósseos que estão passando a crescer nas pessoas que se mantém na posição de cabeça baixa por muitas horas seguidas. Seria uma espécie de adaptação do corpo às novas necessidades de uso da coluna cervical, com a intenção de distribuir melhor o peso da cabeça sobre os ossos.

Acontece que tal estudo nunca foi realizado seguindo padrões científicos e trata-se de um clássico caso de “achismo” do Dr. Shahar, em uma entrevista especulativa dada a um artigo da BBC. Mas o fato é que os chifres estão crescendo, então, de onde eles vêm?

Veja também:   Projeto HAARP: manipulação climática ou arma geofísica?

Ser corno ou não ser?

Esses chifres na parte de trás da cabeça possuem um nome clínico: protuberância occipital externa. Existem registros de casos como esse datando de 1885, muito antes do primeiro celular chegar ao mercado. As causas são estudadas até hoje e o fenômeno é descrito pela literatura como raro.

Acontece que Shahar baseou seus dados em um estudo próprio, feito sem critérios científicos. Observando o tamanho das protuberâncias ósseas, ele percebeu que eram maiores em pessoas mais novas e assim, associou os smartphones ao que tinha observado.

O fato de que ele é dono de uma loja virtual de produtos que prometem melhorar a postura das pessoas também pode explicar muita coisa sobre a informação, que não tem nenhuma base. Portanto, fique tranquilo.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com