Veja 10 fotos surpreendentes de computadores que mudaram o mundo

0

O fotógrafo James Ball, também conhecido como ‘Docubyte‘, sempre foi aficionado por computadores mais antigos. Um dos seis passatempos preferidos é ficar buscando imagens de mainframes e computadores super antigos na internet.

No entanto, ele tinha um desejo de documentar estas máquinas magníficas de uma forma que elas pudessem ser lembradas por sua exuberância e não por apenas tecnologia obsoleta fotografada em preto e branco. Ele então, começou uma pesquisa para localizar quais foram os computadores que mudaram o curso da tecnologia no mundo. Por sorte, ele acabou descobrindo que a maioria destas maquinas estavam em museus.

Em seu pedido formal para fotografá-las, Ball deixou claro que queria fotografar as máquinas de uma forma em que elas nunca tinham sido vistas antes. Isso acabou despertando o interesse dos museus e também acabou ajudando a iniciar uma base para o projeto.

Abaixo você pode conferir os resultado do trabalho de Ball:

Harwell dekatron

harwell-dekatron
O Harwell Dekatron, também conhecido como “Instrumento Wolverhampton para Ensino de Computação de Harwell” (WITCH), foi um dos primeiros computadores britânicos baseado em retransmissão de dados. Ele foi criado na década de 1950. Pesando mais de 2,4 toneladas, ele atualmente está em exposição no Museu Nacional de Computação no Reino Unido.

Em 2013, o “Guinness Book of World Records” (Livro Guinness dos Recordes), reconheceu o Harwell Dekatron como o computador mais velho do mundo pela segunda vez.

  10 curiosidades insanas sobre embalsamamento

Pilot ACE

pilot-ace
O Pilot ACE foi um dos primeiros computadores construídos no Reino Unido. Seu projeto foi feito no “National Physical Laboratory” (NPL), no início de 1950. Juntamente com outros computadores da mesma época, como o Manchester Mark 1 e o EDSAC , o Pilot ACE foi um dos computadores com programas armazenados mais antigo do Reino Unido.

Seu design foi um dos primeiros trabalhos do matemático lógico e cientista da computação Alan Turing, embora ele tenha deixado a National Physical Laboratorya antes do computador de ter sido concluída. O Pilot ACE consiste em 800 tubos de vácuo, capazes de realizar operações matemáticas usadas para cálculos científicos.

IBM 1401

ibm-1401
O IBM 1401 foi um computador que começou a ser produzido em 1959. Ele foi o primeiro modelo da bem sucedida série IBM 1400, que tinha como objetivo, substituir máquinas que apuravam o processamento de dados armazenados em cartões perfurados.

Mais de 12.000 unidades foram produzidas e muitas empresas usaram o modelo IBM 1401 até meados da década de 1980.

IBM 729

ibm-729
A Unidade de fita magnética IBM 729 era um sistema icônico de armazenamento em fita, que foi fabricado pela gigante IBM por volta do final de 1950 e até meados dos anos 1960.

Essa grande maquina da família IBM, usava unidades de fita magnética de até 731 metros de comprimento, que eram enroladas em bobinas de até 26 centímetros.

  A verdade por trás dos palhaços assustadores

EAI Pace (TR 48)

eai-pace-tr48
O EAI Pace (TR 48) era um “computador de mesa”, que foi começou a ser produzido no início de 1960. Com 1,2 metros de largura, 60 centímetros de profundidade, pouco mais de 60 centímetros de altura e pesando entre 145 à 192 kg (dependendo da configuração), este computador usava uma mesa feita sob medida.

O TR48 foi o computador analógico de mesa mais completo da sua época, até mesmo foi usado durante o programa espacial Apollo, que na época tinha o objetivo de colocar um homem na lua.

Control Data 6600

control-data-6600
O Control Data 6600 é considerado como o primeiro computador a se tornar a maquina mais bem sucedida de usa época. Com um desempenho de até três megaflops, ele detinha o título de computador mais rápido do mundo entre 1964 e 1969.

Desenvolvido e criado pelo lendário pioneiro da computação, Seymour Cray, o Control Data 6600 foi tão inovador que fez com que o CEO da empresa IBM, Thomas J. Watson, escrever um memorando para os seus empregados:

“Na semana passada, a Control Data anunciou o seu mais novo sistema, o 6600. Eu entendo que nosso laboratório de desenvolvimento de sistemas tem apenas 34 pessoas, incluindo o zelador. Destes, 14 são engenheiros e 4 são programadores. Com todo nosso esforço e com nosso vasto conhecimento em atividades de desenvolvimento, não consigo entender por que perdemos nossa posição na liderança da indústria, deixando que outra pessoa ofereça o computador mais poderoso do mundo.”

Endim 2000

endim-2000
O computador analógico ENDIM 2000 foi um projeto baseado em tubo, que foi desenvolvido e fabricado na ex-República Democrata Alemã. Cerca de 20 máquinas foram produzidas. A unica máquina que sobreviveu ao tempo, fica no museu Technische Sammlungen Dresden, na Alemanha.

  O que é inteligência artificial?

Meda 42TA

meda-42ta
O Meda 42TA foi um dos últimos computadores com tecnologia analógica híbrida a ser construído na antiga Checoslováquia. Ele foi lançado no início de 1970 e era usado por muitos países quando a Europa foi dividida em duas partes, Oriental e Ocidental.

HDR 75

hdr-75
O HDR 75 foi um pequeno computador analógico híbrido que foi desenvolvido na antiga Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha (agora conhecida como Centro de Serviços de Informação e Computação de Alto Desempenho).

ICL 7500

icl-7500
A série ICL 7500 era toda voltada para terminais e estações de trabalho. Ela foi desenvolvida pela companhia ICL, que operou no Reino Unido durante a década de 1970.

Semelhante em tamanho a um computador de mesa ou uma torre, o ICL 7500 era montado horizontalmente e era muito usado em ambientes de escritório. Esse computador era bastante agradável visualmente e “prático”, pois tinha como base um gabinete de aço com acabamento em madeira. Também podia ser conectado a ele unidades periféricas.

Na década de 1980, algumas versões especializadas destas máquinas eram capazes de executar os jogos mais recentes disponíveis na época, como PacMan e Space Invaders.

fonte: sciencealert

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com