Como uma viagem intergalática poderia afetar a linguagem humana? Entenda

0

Criar uma grande “arca de Noé” moderna e colonizar outra galáxia seria um sonho para a humanidade, mas poderia ter consequências catastróficas para a comunicação dos seres humanos.

A ideia parece absurda e as duas coisas parecem bem desconectadas, mas esse é um risco que deve ser levado em conta se um dia quisermos chegar nesse nível de tecnologia e exploração espacial.

Uma viagem intergalática como essa, que poderia durar anos, faria com que gerações inteiras de pessoas vivessem dentro da nave, não a toa chamadas de Generation Ships.

Isso causaria uma série de mutações de ordem biológica, mas um novo estudo mostrou que a linguagem humana também sofreria mudanças incalculáveis.

O estudo leva em conta o desenvolvimento dos idiomas humanos ao longo da história, especialmente em comunidades isoladas da influência de outros grupos, como seria o caso da nave.

Idiomas totalmente novos foram criados exatamente desse jeito, com isolamento. Dessa forma, a missão de colonização, que viveria por décadas no espaço, sofreria um grande problema de comunicação.

Caso a colonização de um planeta extragaláctico fosse bem sucedida, os colonos não conseguiriam falar com os terrestres.

Primeiro porque teriam desenvolvido uma linguagem própria, baseada nos anos vividos dentro da nave as situações vivenciadas por todos eles. Segundo porque a linguagem da própria Terra teria mudado ao longo desses anos e dicionário nenhum poderia ajudar.

Como nasce uma língua

Um exemplo dado no estudo sobre como uma nova língua, ininteligível para nós, nasceria em uma viagem intergalática de cerca de 10 gerações, é o das línguas da região das ilhas da Polinésia.

Os povos daquela região se originaram da ilha de Taiwan, onde se falava um idioma chamado de formosiano.

Depois de várias gerações de exploradores irem e se fixarem nas várias ilhas polinésias, os dialetos foram ganhando formatos próprios, até se tornarem totalmente ininteligíveis com o formosiano original, que seus antepassados falavam.

É exatamente esse o cenário de uma viagem intergalática.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com