Vídeo com últimos momentos de urso polar faminto alerta para aquecimento global

0

O fotógrafo Paul Nicklen capturou em vídeo os últimos momentos de um urso polar faminto, caminhando em busca de comida nas Ilhas Baffin, no Canadá. As imagens têm chocado as pessoas na internet.

O urso no vídeo está visivelmente magro, com os músculos quase atrofiados e um cansaço aparente. Não há neve no ambiente, portanto, o urso não tinha onde buscar alimento. O animal morreu após a filmagem.

Nicklen falou sobre o vídeo ao National Geographic. “Nós ficamos lá chorando – filmando com lágrimas rolando no rosto”, ele contou. O fotógrafo, que estava acompanhando o grupo Sea Legacy de conservação do meio ambiente, pensou em intervir, mas chegou à conclusão de que não poderia fazer muito pelo animal e poderia acabar prolongando seu sofrimento. Além disso, alimentar ursos polares é ilegal no Canadá.

As imagens foram feitas no último verão do hemisfério norte, mas Nicklen só postou o vídeo nas redes sociais no último dia 5 de dezembro. Ele diz que resolveu postar o vídeo para que as pessoas vissem com seus próprios olhos os efeitos do aquecimento global. “Quando os cientistas dizem que os ursos irão se extinguir, eu quero que as pessoas percebam como isso se parece. Os ursos vão morrer de fome, essa é a aparência de um urso faminto”, explicou.

Veja o vídeo:

Ursos polares e o aquecimento global

A região do polo norte, habitat dos ursos polares, é uma das que mais sofre as consequências do aquecimento global. Com o gelo durando menos tempo e abrangendo uma área menor, os ursos têm dificuldade para encontrar um de seus principais alimentos, as focas. A carne de foca é de extrema importância na dieta dos ursos polares por ter muita gordura, o que ajuda a gerar energia e aquecer os ursos.

Veja também:   Sem Hakuna Matata! Brasil sofre praga de javalis - entenda o porquê

A diminuição do gelo no ártico têm forçado os animais a percorrerem distâncias maiores a pé ou nadando atrás de alimento. Há relatos de ursos que começaram a consumir outros tipos de mamíferos terrestres e até ovos de cisne, mas a nova dieta não é suficiente para o nível de energia que eles precisam manter.

Atualmente, o urso polar é considerado uma espécie animal vulnerável a extinção.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com