Vídeo flagra incrível momento em que iceberg se desprende de geleira

0

Cientistas conseguiram gravar um vídeo que registrou o momento em que um enorme iceberg se desprendeu da geleira Helheim, no leste da Groenlândia, no último dia 22 de junho. A cena, além de ser incrível, também é um pouco assustadora.

Por incrível que pareça, o vídeo foi gravado perto das 23:30, já que nessa época do ano, o sol demora muito para se pôr na Groenlândia.O processo todo levou 30 minutos para terminar, mas foi acelerado na gravação. Assista abaixo.

Esse mais novo iceberg possui um tamanho considerável: a porção que está fora da água possui um comprimento total de 6,4 km, e agora, está vagando pelo oceano. E como nós sabemos, esse fenômeno é considerado comum, por se tratar de uma consequência natural da expansão do mar.

A própria Groenlândia, por exemplo, produz de 15 mil a 30 mil icebergs todos os anos. E para que esse enormes pedaços de gelo ganhem essa classificação, eles precisam ter mais de 122 metros de comprimento.

  Iceberg rebocado pode ser solução para falta de água na África

E quem já conseguiu ver um iceberg se desprendendo de uma geleira garante que esse é um fenômeno único, por conta do som do gelo se quebrando e as ondas que surgem por conta do desprendimento da geleira.

Só que por mais que seja um fenômeno incrível e natural, também se tornou um motivo de preocupação. O grande motivo é que as três grandes geleiras do Groenlândia, Helheim, Jakobshavn/Ilulissat e Kangerdlussuaq, estão desaparecendo mais rápido que o esperado. E como muitos devem imaginar, o grande vilão, segundo cientistas, é o aquecimento global.

E vale lembrar que além de serem um grande perigo para navios que navegam pelo oceano, os icebergs também ajudam a aumentar o volume do oceanos, já que eventualmente, eles derretem. Esse é outro problema que também já é um grande motivo de preocupação por parte de ambientalistas.

O maior iceberg da história ganhou o nome de B-15 e se desprendeu da Antártida em março de 2000, e tinha um tamanho total de 11 mil quilômetros quadrados.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com