Novo vírus é descoberto em porcos na China e pode causar pandemia

0

E 2020 não para de surpreender. Uma nova cepa (tipo) de vírus da gripe foi descoberta na China, em suínos, e tem a capacidade de causar uma pandemia.

O tal novo vírus teria capacidade de infectar humanos com facilidade, dada a semelhança genética entre nós e os porcos. Por enquanto, tudo está sob controle, mas isso mostra que devemos nos manter alerta mesmo quanto tudo isso passar.

De acordo com o estudo publicado pelos cientistas chineses, o novo vírus está hospedado nos porcos, mas teria facilidade de infectar humanos e se espalhar rapidamente, da mesma forma que aconteceu com o novo coronavírus, dando origem à pandemia de covid-19.

Ele faz parte da família de vírus conhecida como influenza, que causam gripes, sendo diferentes dos coronavírus.

Sendo um novo tipo de vírus influenza, os seres humanos não teriam nenhum tipo de defesa natural contra eles, o que resultaria em uma infecção muito contagiosa.

Ele é chamado de G4 EA H1N1. “No momento estamos distraídos com o coronavírus e com razão. Mas não devemos perder de vista novos vírus potencialmente perigosos”, diz Kin-Chow Chang, da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, em entrevista para a BBC.

Assim como esse vírus, outros podem surgir e os animais de criação são hospedeiros bastante comuns para potenciais doenças que podem originar pandemias. As autoridades sanitárias chinesas já estão tratando do problema com eficiência, já que apenas um infectado foi detectado até o momento.

Outra gripe suína

O G4 EA H1N1 não é o primeiro vírus de gripe, do tipo influenza, com potencial pandêmico a aparecer tendo os porcos como hospedeiros. O mundo inteiro sofreu com o A/H1N1, de 2009, causou muitos problemas no mundo todo, tendo se originado no México.

A China também foi um dos epicentros da pandemia naquela ocasião.

A boa notícia é que as vacinas para os  influenza possuem um grau de desenvolvimento bem maior, o que facilita e torna o processo muito mais rápido.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com