Você sabia que o corretor ortográfico do Word foi criado por brasileiros?

0

Praticamente todo texto criado no Microsoft Word, incluindo este, foi feito com a ajuda do corretor ortográfico do programa. Você sabia que ele foi criado por brasileiros? Conheça a história de uma das ferramentas digitais mais populares do mundo.

Veja também:   Facebook desliga inteligência artificial que criou linguagem própria

Tudo começou no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Universidade de São Paulo, localizado na cidade de São Carlos, no interior paulista. Por encomenda da extinta fábrica de computadores brasileira Itautec, cientistas do ICMC começaram a desenvolver um corretor ortográfico em 1993.

A ideia é que o corretor funcionasse como um auxiliar para trabalhos de escritório, como a escrita de cartas, bilhetes e memorandos. Vendido separadamente em antigos CD-Roms, o corretor tinha o nome de ReGra. Sua primeira versão ficou pronta em meados de 1994.

Em 2000, a Microsoft negociou com a Itautec uma licença para incluir o corretor ortográfico no pacote Office, o que foi feito com auxílio da equipe do ICMC prestando consultoria para a empresa de Bill Gates. Isso aconteceu até 2008, quando a Microsoft adquiriu os direitos sobre o software e o incorporou diretamente em sua tecnologia a partir da versão 2010 do Office.

Dessa forma, a Itautec bancou o projeto por 15 anos, o que resultou em uma grande inovação na informática aplicada a linguagem, já que nenhum projeto voltado para o português brasileiro existiu além do criado pelo ICMC. Apesar de hoje estar em total poder da Microsoft, a ferramenta continua a render frutos.

Linguagem de programação e programação de linguagem

Com o encerramento do projeto ReGra em 2008, a equipe de programadores, cientistas da computação e especialistas em linguística formou o Núcleo Insterinstitucional de Linguística Computacional (NILC), que conta com profissionais e professores de várias universidades do estado de São Paulo.

O NILC continua desenvolvendo projetos em várias áreas como aperfeiçoamento de buscas, tradução automática e até mesmo auxiliando no combate às fake news por meio de processamento de linguagem natural (PLN), que atualmente é uma das áreas mais importantes do desenvolvimento tecnológico.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com