Voo 375: saiba como foi a ‘quase’ versão brasileira do 11 de setembro

0

Muitos anos antes do dia 11 de setembro de 2001, em 1988, o Brasil quase teve um atentado terrorista muito parecido, no chamado voo 375, da antiga companhia aérea Vasp.

Um avião Boeing 737 foi sequestrado por um homem armado que pretendia jogar a aeronave contra o Palácio do Planalto, em Brasília, numa tentativa de matar o então presidente da república, José Sarney.

O sequestro ocorreu em 29 de setembro de 1988, em um voo que ia de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, com 135 passageiros e 8 tripulantes.

Um dos passageiros, Raimundo Nonato Alves da Conceição, anunciou o sequestro já no ar, sacando um revólver e se dirigindo à cabine de comando.

Ele baleou um comissário de bordo que tentou impedi-lo e atirou contra a porta da cabine, acertando o painel de controle e a perna do piloto reserva.

Foi nesse momento que entrou em cena o piloto e herói da ocorrência, Fernando Murilo de Lima e Silva.

Ele abriu a porta e conseguiu enviar um sinal à torre de comando, enquanto conversava com o sequestrador.Com a resposta da torre, o copiloto se apressou em responder e foi morto na hora.

Fernando convenceu Raimundo de que nuvens impediriam a visualização do Palácio do Planalto e cogitou-se ir para São Paulo, mas o piloto convenceu Raimundo a parar em Goiânia para reabastecer.

O desfecho

Antes de pousar, Fernando assumiu o controle manual do avião e realizou manobras arriscadas, incluindo uma decida em parafuso, para tentar desequilibrar e derrubar o sequestrador.

Eles desceram e o piloto foi inteligente mais uma vez, ao pedir que Raimundo solicitasse um avião menor, com combustível.

Enquanto a suposta troca de aviões era feita, Raimundo foi atingido por um atirador de elite da Polícia Federal, que a essa altura cercava o avião no aeroporto de Goiânia, encerrando assim o “quase” 11 de setembro brasileiro.

Raimundo morreu 3 dias depois, no hospital, de uma até hoje pouco explicada anemia, após ter levado 3 tiros.

Fernando, o piloto, seguiu sua carreira e se aposentou, tendo sido condecorado com a Ordem do Mérito Aeronáutico. Ele morreu em 26 de agosto de 2020, aos 76 anos.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com