Vulcão na Indonésia causou maior derrota de Napoleão; entenda

0

Napoleão Bonaparte marcou seu nome da história por ter se tornado um grande conquistador e estrategista de batalha. Mas você sabia que um vulcão na Indonésia foi o grande responsável por causar a maior derrota de sua carreira, segundo muitos historiadores, e contribuiu para o fim do império que criou na Europa? Entenda mais sobre essa curiosa história abaixo.

No dia 5 de abril de 1815, o vulcão Tambora entrou em erupção e causou a morte de 70 mil pessoa na Ilha de Sumbawa, na Indonésia. Ela foi tão forte e poderosa que atingiu o nível máximo do índice de Explosividade Vulcânica e lançou suas cinzas a milhares de quilômetros de distância. E seus efeitos foram sentidos até mesmo no continente europeu, mudando o clima da região.

Um estudo conduzido pelo Imperial College London, que fica no Reino Unido, afirmou que essas cinzas lançadas pelo vulcão resultaram na formação de nuvens e causaram um período de precipatações sobre a Europa. O motivo é que elas teriam afetado as correntes elétricas da ionosfera, a camada de nossa atmosfera responsável pela formação das nuvens.

E essas chuvas causadas pelas cinzas atingiram a famosa Batalha de Waterloo, o último conflito liderado por Napoleão Bonaparte, após ele conseguir retornar brevemente ao poder durante o chamado Governo de Cem Dias. Como seu nome implica, esse confronto ocorreu na cidade de Waterloo, que fica na Bélgica, e envolveu a França contra uma coalizão formada pelos exércitos do Reino Unido, Prússia e Holanda.

Veja também:   Tunguska brasileiro: saiba o que foi e como ocorreu o evento de Curuçá

No dia 18 de junho de 1815, uma forte chuva caiu sobre o local e o deixou em um verdadeiro lamaçal, o que fez com que Napoleão adiasse um ataque que estava em sua mente. Foi o suficiente para que as tropas inimigas se reagrupassem e atacassem os franceses, causando a maior derrota da carreira de Napoleão Bonaparte, que também culminou em sua queda do poder na França.

Por conta da batalha, Napoleão foi exilado na Ilha de Santa Helena, perto da costa africana, onde ficou até 1821, ano de sua morte.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com