5 belos fenômenos lunares vistos da Terra

0

Único satélite natural da Terra, a Lua se formou a cerca de 4,5 milhões de anos. Desde então ela está em rotação sincronizada com o nosso planeta.

Vista de nosso planeta, a Lua é o segundo corpo celeste mais brilhante, vindo logo em seguida do Sol. Seu campo gravitacional tem influência direta sobre o nível das marés, e suas fases serviram por muito tempo para orientar o calendário das civilizações antigas.

Nós que vivemos na era moderna aprendemos a apreciar os vários e belos fenômenos lunares que podem ser vistos no céu em ocasiões específicas. Confira 5 desses fenômenos:

1 – Eclipse solar

eclipse-solar

Eclipse solar é o nome que se dá ao fenômeno em que a Lua fica alinhada entre a Terra e o Sol.

Quando isto ocorre, a luz solar fica bloqueada, causando escuridão parcial ou total aos olhos de observadores de algumas regiões da Terra.

2 – Eclipse lunar

eclipse-lunar

O Eclipse lunar ocorre quando Terra se interpõe entre o sol e a Lua.

Nessas condições, a sombra da Terra é projetada sobre a Lua, fazendo com que ela fique escondida na escuridão do espaço.

3 – Super lua

super-lua

Chamamos de Super lua o evento em que a Lua chega o mais próximo possível da Terra na trajetória de sua órbita.

A razão disso acontecer é que a órbita lunar é elíptica, variando a distância para o nosso planeta. Isso faz a Lua parecer maior e mais brilhante do que o normal.

4 – Lua de sangue

lua-sangrenta

Lua de sangue, ou Lua sangrenta, é o nome que se dá ao fenômeno astronômico onde ocorre a junção de outros dois fenômenos lunares, o “Eclipse Lunar” e a “Super Lua”.

A cor vermelha é resultado da proximidade do satélite natural com a atmosfera terrestre; ocasião em que apenas cores de baixa frequência, com o vermelho, são refletidas da Terra.

Isso resulta em um dos fenômenos naturais mais belos de se ver.

5 – Lua Azul e Lua Negra

lua-azul-lua-negra

A expressão Lua Azul é utilizada para designar a ocorrência de uma segunda Lua cheia em um mesmo mês. A próxima está prevista para Janeiro de 2018.

Já a Lua Negra, é o nome que se dá a ocorrência de uma segunda Lua nova em um mesmo mês. A próxima ocorrência poderá ser vista em Agosto de 2019.

Apesar dos nomes sugestivos, nada de diferente pode ser observado no céu ou mesmo na aparência dessas luas. Ambos os eventos ocorrem por uma diferença de tempo entre uma lua e a próxima.

DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com