Possível pandemia de ‘vírus comedor de ânus’ apavora o mundo todo

0

A comunidade do Japão está em alerta diante da propagação de uma doença apelidada de “vírus comedor de ânus”. A informação, que gerou grande repercussão e desinformação, se refere, na verdade, a uma bactéria.

  • Hey! Que tal dar uma olhadinha nas ofertas do dia? Depois não vai dizer que eu não avisei! Basta clicar aqui. Tem descontos em TODAS as categorias.

Até agora, mais de 940 casos foram identificados nos primeiros dois meses do ano. As autoridades de saúde alertam para um possível aumento desse número.

O causador da doença é o Streptococcus pyogenes, ou estreptococo do grupo A, uma bactéria, e não um vírus.

Capaz de provocar condições que vão de faringite e amigdalite a complicações mais sérias como escarlatina, febre reumática e síndrome do choque tóxico, ela se prolifera na garganta, pele, ânus e órgãos genitais.

Diferente do que muita gente pensa, a bactéria não é transmitida pelo sexo, mas sim por contato por gotículas (tosse), superfícies contaminadas e secreção.

Comedor de ânus?

A taxa de mortalidade entre os infectados pela bactéria, que ficou famosa como “vírus comedor de ânus”, chega a 30%, acendendo um sinal de alerta na comunidade médica.

A bactéria, que pode estar naturalmente presente nos corpos das pessoas sem causar danos, torna-se perigosa quando transmitida de pessoa para pessoa, por meio de talheres compartilhados, secreções respiratórias ou por contato próximo, facilitando a infecção.

Os infectados podem apresentar sintomas variados, que dependem do local de proliferação da bactéria, incluindo manifestações na pele e problemas na garganta.

Em casos graves, observados no surto atual, os sintomas podem evoluir para pressão arterial baixa, disfunção de órgãos, manchas pelo corpo e descamação da pele.

Com relação ao tratamento e prevenção, especialistas afirmam que não existe vacina contra a infecção pelo estreptococo do grupo A.

O tratamento se dá através de antibióticos, sob prescrição médica, e em algumas situações, pode-se recorrer à cirurgia.

A prevenção é focada em práticas de higiene como lavagem adequada das mãos, uso de lenços ao tossir ou espirrar e evitar o compartilhamento de objetos pessoais com pessoas infectadas.

Este alerta de saúde ressalta a importância da conscientização e da adoção de medidas preventivas para evitar a disseminação da infecção. A comunidade médica enfatiza a necessidade de diagnóstico precoce e o tratamento adequado para combater a propagação da bactéria.



  • Hey! Que tal dar uma olhadinha nas ofertas do dia? Depois não vai dizer que eu não avisei! Basta clicar aqui. Tem descontos em TODAS as categorias.
raio-x
Foto: Canva
DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com