Conheça o intrigante e belo Stonehenge

0

Localizado na planície de Salisbury, na região sul da Inglaterra, Stonehenge é uma das obras das civilizações megalíticas europeias.

Sua estrutura é formada por círculos concêntricos de pedras que chegam a atingir até 5 metros de altura e pesar aproximadamente 25 toneladas.

stonehenge-capa

Para que o Stonehenge foi construído?

Até hoje não se tem certeza absoluta da finalidade da construção.

As especulações são diversas como uma construção para cerimônias em homenagem ao sol, rituais Druidas, tribo Celta que habitou a região durante o império Romano, e até mesmo um portal para seres de outros planetas.

Outra hipótese seria de que o monumento foi erguido para ser uma réplica de um santuário de pedra.

Alguns pesquisadores supõem que a importância do monumento estaria ligada à agricultura, e servia para fazer a delimitação do tempo para se conhecer qual a melhor época para semear e colher.

Ao se traçar uma linha no chão, atravessando o meio do círculo, percebe-se que a reta aponta para a posição que o sol nasce no verão.

stonehenge-nacer-do-sol

Como o Stonehenge foi construído?

Os detalhes envolvendo a construção do monumento ainda são um grande mistério. Não se sabe ao certo como as enormes e pesadas pedras chegaram até o local, e como foram encaixadas perfeitamente.

A construção da estrutura possuiu quatro estágios, que foram possíveis de definir devido a diferença de métodos usados na construção. Estima-se que a construção se estendeu entre os anos 3100 a.C a 1100 a.C.

stonehenge

As pedras usadas são arenito e doleriza azulada. Elas formam dois círculos iguais que circundam dois blocos rochosos que possuem formato semelhante a uma ferradura.

Ao redor do Stonehenge, há alguns blocos isolados que receberam os nomes de: “Pedra do Sacrifício”, Pedra do Calcanhar”, e ”Pedra do Altar”.

Na sua forma original, o círculo era composto por trinta blocos verticais, sobrepostos por trinta blocos horizontais, que formavam um círculo de trinta metros de diâmetro.

stonehenge-completa-ilustracao

Há aproximadamente dois mil anos antes da criação do Teorema de Pitágoras, os construtores dos monumentos já agregaram à sua obra conhecimentos matemáticos nos círculos de pedra, em especial o valor do π (Pi).

Acredita-se que uma parte das pedras do monumento é originária de uma pedreira do País de Gales, que tiveram que ser transportadas por cerca de 260 km.

Alguns pesquisadores sustentam a teoria de que elas possam ter chegado lá durante algum deslocamento glacial, já estando no local quando os construtores chegaram.

Outra hipótese é que teriam sido usados troncos de árvores para fazer uma estrutura semelhante a rodas para levar as pedras até o local.

stonehenge-fim-de-tarde

O que é inegável é que antes mesmos das culturas mesopotâmica e egípcia, os europeus primitivos já possuíam habilidades desenvolvidas no ramo da matemática e construção.

Nunca se saberá ao certo como o Stonehenge foi construído ou a sua real utilidade. Assim como as Pirâmides do Egito e os monumentos da Ilha de Páscoa continuarão a ser um mistério para a humanidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com