Alguns transtornos mentais são bastante conhecidos do grande público, seja por conta de sua alta incidência na população ou por alguma obra televisiva ou cinematográfica que aborda essas doenças.
- Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!
No entanto, há algumas síndromes e transtornos mentais pouco conhecidos, que são considerados desafios para os profissionais de psicologia e psiquiatria.
Desde 1952, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM, na sigla em inglês) recebeu um aumento significativo, passando de 106 para 365 o número de transtornos mentais catalogados.
Dentre esses, algumas condições mais raras podem ter sintomas considerados bizarros e que atrapalham bastante a vida de quem é atingido por eles, assim como das pessoas ao seu entorno. Confira abaixo algumas dessas condições.
Transtornos mentais raros
Delírio de Capgras
Essa é uma condição em que as pessoas reconhecem rostos familiares, mas acreditam que foram substituídos por cópias impostoras.
Batizado pelo psiquiatra Joseph Capgras em 1923, o transtorno é mais comum em quem teve traumatismos cranianos, Alzheimer ou esquizofrenia.
Não há causa conhecida e o tratamento envolve antipsicóticos, psicoterapia e apoio familiar. A síndrome destaca a complexidade da mente humana e a importância de abordagens terapêuticas abrangentes.
Síndrome de Fregoli
Nomeada em homenagem ao versátil ator italiano Leopoldo Fregoli, que se destacava ao interpretar múltiplos personagens em uma mesma peça teatral.
Na Síndrome de Fregoli, indivíduos acreditam que pessoas distintas, como um carteiro, um padeiro, um médico e um motorista, são, na verdade, uma única pessoa disfarçada de várias formas para observar suas vidas cotidianas.
Episódios dessa síndrome são frequentes em pessoas que enfrentam esquizofrenia e são controladas por meio do tratamento específico para essa condição.
A síndrome de Fregoli destaca a complexidade das percepções alteradas na esquizofrenia, ressaltando a importância do tratamento para a saúde mental.
Síndrome de Stendhal
A Síndrome de Stendhal, nomeada em homenagem ao escritor Henri-Marie Beyle, provoca sintomas como tontura e ataques de pânico ao contemplar obras de arte, principalmente em grandes museus.
Embora geralmente não seja grave, a recomendação é que os afetados evitem locais com obras de arte para preservar o bem-estar emocional.
O termo foi cunhado por um psiquiatra italiano que observou cerca de cem casos durante visitas à Florença.
Embora geralmente não represente riscos significativos, a síndrome destaca a complexa relação entre a apreciação artística e a saúde mental, algo estudado principalmente por profissionais da faculdade de psicologia.
- Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!