20 Curiosidades Sobre Viagem no Tempo

1

O Acredite ou Não reuniu uma coletânea de curiosidades sobre viagem no tempo e fatos interessantes sobre essa idéia que tanto fascina o homem.

paradoxo dos avós
Muitos filósofos não acreditam na possibilidade da viagem no tempo por algo conhecido como “paradoxo dos avós”, onde um viajante do tempo poderia impedir seus avós de se conhecerem, evitando, assim, seu próprio nascimento.
Primeira demonstração de viagem no tempo
Pesquisadores da Universidade de Queensland (Austrália) simularam uma viagem no tempo usando partículas de luz, os fótons. Agora, cientistas mostraram, pela primeira vez, pelo menos em um nível quântico, saltar ao longo do tempo pode ser possível.
Viagem no Tempo no mundo quântico
Em 1991, foi previsto pela primeira vez que a viagem no tempo seria possível no “mundo quântico”, porque as partículas quânticas se comportam de maneira quase totalmente diferente dos outros reinos da física.
2 Teorias se ligam à viagem no tempo
A viagem no tempo está associada a 2 teorias físicas bem-sucedidas e icompatíveis entre si. A teoria da relatividade que descreve a grandeza do universo e suas estrelas gigantes e a mecânica quântica que descreve o mundo na pequena escala de átomos e moléculas.
É possível!
Os cientistas dizem que a viagem no tempo é possível.
A velocidade da luz e a viagem no tempo
Ao se movimentar em uma velocidade muito grande, próxima à velocidade da luz, por exemplo, o tempo passa mais devagar do que para quem está parado ou andando em uma velocidade inferior.
Voltar para o Futuro
Se você deixar sua família na Terra, e partir em uma viagem pelo espaço em uma velocidade próxima da velocidade da luz, quando você retornar, perceberá que terá se passado muito mais tempo na Terra do que para você. Ou seja, você “voltou” para o futuro. E consequentemente, também terá envelhecido menos do que os seus parentes e amigos que permaneceram no planeta.
Os Satélites estão viajando no tempo
Como os satélites que integram o Sistema Global de Posicionamento (os GPS’s) estão se locomovendo em alta velocidade ao redor do planeta Terra, o tempo deles se passa de maneira diferente em relação ao nosso. Por isso, o tempo dos satélites e o tempo dos usuários do sistema precisam ser ajustados antes de serem sincronizados.
Astronautas viajam no tempo
Por estarem se movendo rapidamente ao orbitar o nosso planeta, é possível perceber que o tempo, para os astronautas, passou alguns milésimos de segundo mais lento do que para nós que ficamos na Terra.
O primeiro viajante do tempo
O nosso primeiro viajante do tempo foi o cosmonauta russo Sergei Avdeyev. Com mais de 748 dias a bordo da estação Mir, orbitando a uma velocidade de aproximadamente 7,5 km/s, Avdeyev viajou cerca de 20 milissegundos no futuro, o que ainda é considerado como sendo o recorde de viagem no tempo para um ser humano.
Viajar para o passado
Em tese, viajar para o passado seria possível se a barreira da velocidade da luz fosse ultrapassada. Mas isso seria fisicamente impossível com tudo que descobrimos até hoje.
Ultrapassar a velocidade da luz
Embora a Física Quântica aceite a possibilidade da existência de partículas que se movem mais rapidamente do que a luz, é improvável que alguém ou algo pudesse ser acelerado até essa velocidade, pois isso exigiria uma quantidade infinita de energia.
Grandes distâncias
Digamos que uma guerra estelar esteja acontecendo a dois anos-luz daqui. Sem ultrapassar a velocidade da luz, uma nave levaria, no mínimo, 4 anos para ir e voltar da guerra. Sem essa velocidade, essa guerra já teria acabado ao chegarmos lá.
Teoria da conspiração
Michael Relfe, um ex-membro das forças armadas dos Estados Unidos, disse que depois de servir 20 anos numa suposta colônia em Marte, ele teve a idade revertida e foi enviado de volta no tempo com uma máquina de viagem no tempo criada com base na tecnologia de Nicola Tesla.
Buracos de Minhoca
Os Buracos de Minhoca são objetos que poderiam curvar o espaço-tempo e, se tiv
essemos acesso a essas pontes ou se pudéssemos criá-las, poderíamos cortar grandes distâncias do espaço em pouco tempo.
O avião é uma máquina do tempo
Todas as vezes que você viaja de avião, você está viajando alguns milisegundos para o futuro, segundo a teoria da Relatividade.
Paradoxo de Bootstrap
O Paradoxo de Bootstrap descreve um loop infinito onde um objeto não tem origem definida. Por exemplo George Lucas volta no tempo e entrega o script de Star Wars para ele mesmo no passado. Ele ganha fama e sucesso e o script não tem um ponto de origem de criação.
Nunca descobrimos um buraco de minhoca, é tudo teoria!
O Sol
A luz do sol demora cerca de 8 minutos para chegar até nós. Se o Sol apagasse de repente, iria demorar 8 minutos até que você o visse apagado.
Estrelas visíveis
A Proxima Centauri, uma estrela visível a olho nu e situada no sistema Alpha Centauri, se encontra a 4,2 anos luz da Terra. Se pudesse chegar lá num teletransporte instantâneo, você voltaria no tempo 4,2 anos atrás.
  Bebês humanos: por que são tão incapazes?

Conhece outras curiosidades sobre viagem no tempo? Comente aí pra ajudar a nossa lista.

Discussão1 Comentário

  1. Eu me interesso pelo assunto ” viagem no tempo”, mas tenho duvidas sobre isso. Se algum dia no futuro o homem vai conseguir fazer uma viagem no tempo, por que ainda não ocorreu de aparecer um viajante no tempo passado e presente ? Podemos considerar a hipótese de algum acontecimento que venha a influenciar a viagem no tempo para impedir o homem de voltar no tempo ?

Deixe um Comentário