O inferno subterrâneo de Centralia

0

Centralia é uma cidade abandonada que fica no Condado de Columbia, no estado da Pensilvânia, Estados Unidos. Ela foi evacuada em decorrência de um incêndio em uma mina de carvão que está queimando sob o local desde 1962.

centralia-cidade-fantasma

Entre os anos de 1981 e 2013, a população de Centralia reduziu de 1.000 habitantes para apenas 7. Saiba tudo sobre esse que é considerado um dos lugares mais sombrios do mundo:

Como o incêndio começou

Ninguém sabe dizer ao certo como o incêndio começou, mas tudo indica que foi em um aterro de lixo nas periferias povoado no ano de 1962.

Todos os anos a prefeitura contratava os serviços de uma empresa de controle de incêndio para fazer a queima do lixo e a limpeza do aterro, que ficava em outro local. No entanto, em 1962 o aterro estava localizado sobre uma antiga mina de carvão abandonada.

Como haviam feito outras vezes, os profissionais responsáveis juntaram o lixo e atearam fogo para depois apagar com uma mangueira. No entanto, as chamas não se extinguiram por completo, seguindo pelo solo por meio de um buraco até alcançar uma mina de carvão abandonada vizinha.

centralia-cidade-em-chamas-ha-decadas

Por segurança o aterro passou por uma inspeção para que os buracos no solo fossem devidamente vedados antes da queima. No entanto, parece que um buraco com extensão até a mina acabou ficando aberto.

  As curiosas sequoias gigantes da Califórnia

Os gases tóxicos resultantes da queima assustaram os moradores de Centralia. Comércios, incluindo um posto de combustível onde um tanque de gasolina chegou a 77.8 °C, fecharam as portas.

gases-toxicos-centralia

Tentativas de extinguir o incêndio

No princípio o fogo poderia ter sigo extinguido sem muita dificuldade apenas escavando a área afetada. Um engenheiro de minas e até mesmo um mineiro do povoado se ofereceram para fazer o serviço.

Contudo, o incêndio havia se tornado um problema de estado e a burocracia impediu a tomada rápida de decisões. Na medida em que o tempo passava o incêndio ia se alastrando, tornando cada vez mais difícil o seu controle.

fogo-subterraneo-mina-centralia

Em julho do mesmo ano, o Departamento do Meio Ambiente fez uma série de investidas desastrosas com escavações de valas de uma maneira equivocada que só pioraram a situação. Além disso, o trabalho no controle das chamas era lento e realizado em apenas um turno, ao invés de três.

Houveram tentativas de injetar água, areia úmida e também argila na tentativa de cortar o oxigênio do fogo na esperança de que ele se extinguisse.

Também foi cogitada a abertura de uma vala que poderia ter ajudado a controlar a situação. No entanto, problemas relativos a fundos entre o governo do estado e o condado colocaram tudo a perder. Enquanto isso, o fogo se alastrava ainda mais…

Em 22 de maio de 1969 as três primeiras famílias foram evacuadas de Centralia.

  Os destinos mais baratos para viajar em 2017

antes-depois-centralia

Uma cidade dividida

A situação chegou ao ponto de Centralia se ver dividida entre pessoas que defendiam a evacuação do local e outro grupo que se recusava a deixar suas casas.

Em 1983, um estudo independente indicou que o incêndio já havia tomado proporções maiores do que se pensava, atingindo o subsolo do povoado.

De imediato foi recomendada a escavação de uma vala que cruzasse a cidade de norte a sul, mas não havia garantias de sucesso. Outra alternativa era escavar totalmente a área afetava, mas o alto culto de 650 milhões inviabilizava a operação.

Habitantes começam a abandonar a cidade

Diante da situação, o governador propôs um plano de desalojamento e aquisição dos imóveis do povoado. O plano foi aprovado em referendo e o congresso dos Estados Unidos gastou 42 milhões de dólares para adquirir os imóveis, demoli-los e realojar seus moradores.

Ao todo, mais de 500 residências foram demolidas, embora 63 moradores tenham se recusado a abandonar suas casas, mesmo sob advertência oficial. Mais de 1.000 pessoas foram realojadas próximas de Ashland e Mount Carmel.

habitantes-centralia-alojados-mount-carmel

As pessoas que escolheram ficar não achavam que o fogo fosse um perigo real na parte da cidade onde elas estavam. Além disso, algumas acreditavam que tudo não passava de um esquema envolvendo o governo e companhias mineradoras. Tudo com o propósito de adquirir os direitos de extração o carvão que ainda é abundante no local.

  10 paradoxos malucos que vão explodir sua mente

carvao-mineral-centralia

Quando a primeira casa foi demolida, em dezembro 1984, o fogo já ocupava 140 hectares. Em 1991, já eram 250 o número de hectares atingidos pelas chamas. Naquele mesmo ano o governo do estado comprou outras 26 casas situadas próximas à Rota 61.

rota-61-centralia

Em 1992 todos os imóveis da cidade foram condenados pela comunidade de Pensilvânia. Mesmo assim, funcionários municipais e estaduais chegaram a um acordo que permitiu que os moradores remanescentes permanecessem no local. Em 2002 o serviço postal foi desativado.

Inspiração para o cinema

Centralia serviu de inspiração para cenários do filme “Terror em Silent Hill”, inspirado nos jogos da série “Silent Hill”.

terror-em-silent-hill

Deixe um Comentário