Saiba mais sobre as intrigantes Linhas de Nazca

0

Centenas de desenhos gigantes feitos no deserto de Nazca, no Peru, têm intrigado pesquisadores. São figuras geométricas, linhas, figuras humanas e animais. Trata-se das Linhas de Nazca.

Essas linhas são um conjunto de antigos geoglifos (figuras feitas no chão). Estima-se que esses desenhos tenham sido criados entre 400 e 650 d.c.

linhas-nazca-condor

A Civilização de Nazca é uma cultura pré-inca que viveu no Peru, entre 300 a.C e 800 d.C. Esta civilização se destacou pela construção de aquedutos subterrâneos extremamente avançados para a época, além da produção da cerâmica policromada com motivos de animais. Mas, o feito mais conhecido dessa civilização foram os geoglifos.

civilizacao-nazca

A complexidade das figuras varia. Há linhas simples e formas elaboradas de animais como macacos, baleias, lhamas, peixes, lagartos, aranhas e beija-flores. Já as formas dos desenhos são rasas. Os maiores possuem cerca de 200 metros de diâmetro.

linhas-nazca-tamanho

Desenhos foram preservados pelas condições climáticas

O clima seco e sem vento do deserto peruano, que está na região de planalto, permitiu que as linhas permanecessem conservados mesmo após tanto tempo.

O deserto de Nazca é tido como um dos mais secos do planeta. A média de temperatura é de 25 ºC, sendo constante durante todo o ano.

deserto-nazca

O isolamento e dificuldade de acesso da região também contribui para que os desenhos sejam preservados.

Descoberta dos desenhos

As Linhas de Nazca foram descobertas na década de 1930, quando as viagens de avião sobre a área começaram a ser mais frequentes.

  5 indícios de que o homem nunca pisou na lua

Após o avistamento das linhas, elas começaram a ser estudadas por arqueólogos, antropólogos e etnólogos de todo o mundo.

aviao-linhas-nazca

Como as Linhas de Nazca foram feitas

A forma como os desenhos foram feitos é o que mais intriga os estudiosos, que acreditam que foram usadas ferramentas e equipamentos simples para fazer as gravuras. Para reforçar essa teoria, estacas de madeira foram achadas próximas aos desenhos.

estrada-linhas-nazca

Uma das razoes de as linhas terem resistido por tanto tempo foi a remoção do óxido de ferro marrom-avermelhado que reveste as pedras que estão sob superfície do deserto.

Ao ser riscado, o cascalho é retirado e a terra com a cor mais clara aparece. Assim, a cor contrasta com o escuro da superfície.

linhas-nazca-chao

Interpretação sobre os desenhos são divergentes

Alguns estudiosos acreditam que os desenhos no chão poderiam representar o fluxo da água e sistemas de irrigação, ou ainda poderiam estar ligadas a rituais para invocar a chuva.

Contudo, alguns acreditam que os animais desenhados poderiam ser símbolos de fertilidade. Há ainda quem acredite que as figuras foram feitas pelo povo Nazca como uma forma de serem vistos por seus deuses.

linhas-nazca-aranha

 

Outra explicação é de que as gravuras estariam ligadas aos calendários astronômicos. Não há um consenso sobre o objetivo dos desenhos, mas as Linhas de Nazca continuam intrigando e chamando atenção de pessoas de todo o mundo.

  10 pessoas 'comuns' que se uniram a grupos terroristas

turista-linhas-nazca

Deixe um Comentário