Cadáveres se mexem até um ano depois da morte; entenda os motivos

0

Um estudo recente descobriu que cadáveres podem continuar se mexendo até um ano depois da morte. Mas não há motivo para se pensar em apocalipse zumbi, garantem os pesquisadores. Os movimentos são, obviamente, involuntários, e possuem relação com a deterioração de ligamentos, tendões e outras articulações, o que acaba provocando o movimento.

A descoberta foi feita por médicos forenses da Universidade Central de Queensland, na Austrália. Por 17 meses, eles tiraram fotos de alguns cadáveres a cada 30 minutos e ao final do experimento, as fotos foram unidas em um vídeo, numa espécie de time-lapse, onde o movimento pôde ser percebido com clareza. O teste foi conduzido em uma fazenda de cadáveres perto de Sydney.

Trata-se da única fazenda de cadáveres do hemisfério sul. Lá estão 70 corpos, que ficam expostos a céu aberto, para que os pesquisadores forenses possam analisar minuciosamente todo o processo de decomposição. O nome oficial do local é Instalação Australiana para Pesquisa Tafonômica Experimental, ou AFTER, na sigla em inglês. A ironia é que a palavra “after” em inglês significa “depois”.

De qualquer forma, os pesquisadores garantem que não há motivo para pânico, já que os movimentos não são suficientes para fazer o corpo se locomover. O que acontece é que os tendões se ressecam com o tempo, enquanto se decompõem, originando algum movimento nos membros do cadáver.

Mãos ao alto

Pesquisas como essa podem revolucionar a forma com que investigações policiais de crimes como assassinatos  são feitas. Acontece que os detetives e policiais forenses analisam, entre outras coisas, o estado de decomposição e a posição dos corpos encontrados nos locais dos crimes, algo que pode ajudar a determinar como tudo aconteceu.

Veja também:   John Wayne Gacy: a história do palhaço que inspirou Pennywise, de It: A Coisa

No entanto, o movimento dos cadáveres pode ser traiçoeiro. Segundo os pesquisadores australianos, existem outros elementos que podem mover um braço ou uma perna, incluindo a ação de insetos e outros animais, além dos famosos gases que são gerados durante a decomposição dos cadáveres.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com