O sal faz a água ferver mais rápido?

0

Muitos pessoas dizem que adicionar sal à uma panela de água no fogão irá fazer a água ferver mais rápido. Mas será mesmo que o sal faz a água ferver mais rápido?

De acordo um perito, sim, é verdade, porém, a diferença é insignificante no processo de aquecimento da água.

Segundo Lesley-Ann Giddings, professora assistente de química e bioquímica na universidade Middlebury College, em Vermont, se você adicionar 1 colher de chá (menos de 3 gramas) de sal para 1 litro de água, isso realmente não fará muita diferença. Resumindo: A diferença de tempo para a água ferver será de meros segundos.

É preciso um pouco de energia para fazer a água ferver. Na verdade, você precisa de 1 caloria de energia para elevar 1 grama de água à 1 grau Celsius.

Para que a água comece a ferventar, sua pressão de vapor tem que estar igual à pressão da atmosfera. Isso em parte, é porque a água ferve a uma temperatura mais baixa no topo do Monte Everest do que no nível do mar. (leiam também: Nasa encontra vulcão de gelo do tamanho do Everest em ceres)

agua-fervendo
Simplificando um pouco as coisas: Imagine uma panela de água em um fogão. Quando o sal é adicionado a panela de água, ele torna mais difícil para que as moléculas de água escapem da panela e entrem em estado gasoso, que é o que acontece quando a água ferve. Isso faz com que a água salgada entre em um ponto de ebulição mais elevado.

  Vírus evoluíram para serem mais mortais para homens do que para mulheres

Giddings explica que a capacidade de calor – a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de uma substância a 1 grau – é inferior na água salgada em relação a água doce. Isto significa que a água salgada não é tão resistente à mudanças de temperatura como é a água doce. Em outras palavras, para aumentar a temperatura da água salgada por 1 grau, é necessário menos calor do que se fosse fazer o mesmo com a água doce.

A temperatura da água salgada se eleva mais rápido do a temperatura da água pura. Mas ela ainda tem um ponto de ebulição mais elevado, e sua massa se torna ainda maior quando você adiciona sal para o mesmo volume de água, embora isso não signifique que a água salgada ferva mais rápido.

Mas a história muda se você não tem o mesmo volume de água – isto é, se você enche uma panela com menos água e mais sal. Imagine duas panelas, uma A e outra B. A Panela A é preenchida com 100g de água, enquanto a Panela B é preenchida com 80g de água e 20g de sal.

As 100g de água na Panela A tem uma capacidade de calor mais elevada, o que significa que requer uma quantidade substancial de energia para fazer esta água ferver. Enquanto que na Panela B, o sal é dissolvido, e sal dissolvido tem uma capacidade térmica inferior à da água pura.

  Como você sabe que não está vivendo em uma simulação?

Além disso, a Panela B tem apenas 80g de água, o que significa que ela tem menos água para aquecer do que a Panela A. Cerca de 20% de água salgada se aquecem quase 25% mais rápido do que água pura. O que significa que nesse caso, a Panela B ganha essa corrida de velocidade para o ponto de ebulição. Como ela tem menos água e mais sal, isso faz com que a água comece a ferver mais rápido do que a Panela A.

Só que existe um grande porém. Uma solução de água com 20% de sal é extremamente salgada. A água do mar, por exemplo, que tem apenas cerca de 3,5% de sal, é inconsumível. Obviamente, é impensável que pessoas cozinhem usando tal quantidade de sal.

Você realmente tem que colocar um monte de sal na água para fazer uma diferença significativa no tempo que leva para água ferver. Afirma Lesley-Ann Giddings.

Fonte



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com