5 fatos perturbadores sobre os alimentos processados

0

Todos já estamos cansados de saber que alimentos processados não é são nem um pouco saudáveis. E por conta disso, muitas pessoas já começam a voltar suas atenções para a cozinha de casa, e começam a preparar suas próprias refeições com ingredientes mais naturais e saudáveis.

Apesar disso, muitas pessoas ainda consomem esse tipo de comida, o que tem contribuído com o aumento de doenças relacionadas à alimentação. Por exemplo, um terço dos americanos adultos são obesos.

Se você tem dificuldade em parar de comer esse tipo de comida, vamos tentar te dar um empurrãozinho. Confira abaixo cinco fatos perturbadores da comida processada.

1) Comida processada aumenta seus desejos

fast food and unhealthy eating concept - close up of fast food snacks and coca cola drink on wooden table

É inegável que existem certos tipos de comida pelos quais temos mais afeição. E a indústria da comida processada não iria perder a oportunidade de incluir certos ingredientes em seus produtos com o objetivo de nos fazer comer mais e mais. A questão é que essas empresas chegam a competir para tentar fazer seus alimentos cada vez mais desejáveis, o que desencadeia expectativas irrealistas e ânsias de desejo nem um pouco naturais.

Cientificamente, isso é chamado de “recompensa alimentar”, que diz que o valor hedonista e a recompensa de certos alimentos influenciam um maior consumo deles, bem como o aumento de gordura corporal, dois fatores que contribuem para a obesidade.

2) A maior parte de nossas calorias vem de alimentos processados

Generated by  IJG JPEG Library

Pesquisas afirmam que quase três quartos de nossas calorias diárias são originárias de alimentos processados, sendo que 61% delas vem de comidas que foram muito processadas.

Além disso, foi descoberto que os produtos mais vendidos em supermercados incluem pães refinados, sobremesas à base de grãos, refrigerantes açucarados, sucos, bebidas esportivas e energéticos.

3) Você pode ficar viciado em comida processada

profood3

Sabemos que esse tipo de comida não faz bem, mas vira e mexe acabamos comendo-a de vez em quando. E o que faz dela tão deliciosa? O motivo é que ela é viciante.

Como dito no primeiro item, os alimentos processados foram criados para serem extremamente compensatórios e viciantes, o que cria um consumo excessivo. Eles possuem a distinção de conseguirem dominar a bioquímica de nosso cérebro, o que desenvolve o vício e a perda do controle próprio.

4) Altas concentrações de sódio

Salty Pretzel snack

Provavelmente você já escutou que muitos adultos precisam diminuir a ingestão de sódio, pois ele pode causar diversos problemas de saúde, como aumento da pressão sanguínea, por exemplo. Nessa hora, imaginamos que devemos maneirar ao pegar o saleiro.

Mas saiba que quase 75% do sódio que consumimos vêm justamente de alimentos processados e feitos em restaurantes, e não exatamente do saleiro. Portanto, a melhor alternativa, nesse sentido, é tentar cozinhar em casa e não fazer estoques de comida industrializada em seu congelador.

5) Se gasta mais tempo e energia para digeri-las

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Como as empresas desejam ver seus produtos durando muito tempo nas prateleiras, muitas coisas são modificadas neles – por exemplo, a quantidade de fibras é reduzida -, o que os deixam bem distantes da comida que você realmente deveria comer.

Na realidade, esses ingredientes não possuem as qualidades nutricionais que deveriam ter. O que significa que você pode comer mais calorias em um período de tempo menor, mas não conseguira gastar o mesmo tanto de energia, algo que resulta em um gasto calórico menor.

Fonte: CheatSheet

 

 

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com