A Black Friday, nos Estados Unidos, é ligada ao feriado do Dia de Ação de Graças, tendo chegado no Brasil há pouco tempo. Mas você sabe qual é a origem desse dia?
- Ofertas imperdíveis em dispositivos Amazon, como Echo/Alexa e Kindle. Clique aqui.
A última sexta-feira de novembro é marcada por ofertas e promoções bem interessantes, especialmente em tempos de lojas online. No entanto, a origem dessa prática é um tanto confusa até os dias de hoje.
A verdade é que ninguém tem muita certeza de quando surgiu a Black Friday.
Uma das origens mais antigas contadas por aí, seria do final do século XIX, quando a América do Norte vivia uma verdadeira corrida pelo ouro e duas grandes instituições financeiras faliram coincidentemente no mesmo dia, uma sexta-feira, dando origem ao apelido da “sexta-feira negra”.
No entanto, a teoria mais aceita diz que o feriado surgiu na década de 60, na cidade da Filadélfia, no estado americano da Pensilvânia. Black Friday seria a forma que os policiais da cidade se referiam à sexta-feira logo após o Dia de Ação de Graças, uma emenda de feriado, onde o trânsito da cidade costumava ficar caótico.
Com a cidade cheia e vários eventos, como jogos de futebol acontecendo, quem fazia a festa eram os comerciantes, que começavam a criar promoções e ofertas para atrair ainda mais o farto público disponível apenas nesse dia. Como diz o ditado, enquanto alguns choram, outros vendem lenços.
Outras origens da Black Friday
Essas não são as únicas origens descritas para a Black Friday. Outras histórias também são amplamente divulgadas, mas acabam sendo bem mais improváveis.
Há quem diga que o nome teria uma conotação racista, tendo surgido na época dos mercados de escravos africanos, que existiam por toda a América, de norte a sul, nos tempos coloniais.
Há ainda quem acredite que a expressão foi criada por donos de fábricas ou comerciantes, que trabalhavam muito nesse dia e sofriam com faltas de funcionários devido ao feriado. O apelido, dessa forma, seria pejorativo, quase como se a Black Friday fosse um “dia de cão”.
- Ofertas imperdíveis em dispositivos Amazon, como Echo/Alexa e Kindle. Clique aqui.