As 9 cidades submersas mais misteriosas do mundo

0
página 1 de 2

Sabe por que cidades submersas são tão recorrentes nos filmes, jogos e livros? Porque elas existem. E são fascinantes!

Aqui estão algumas das cidades submersas mais misteriosas do nosso planeta – e da nossa história:

1) Estruturas de Yonaguni

Os cientistas não conseguem entrar em acordo se as Estruturas de Yonaguni – às vezes chamadas de Pirâmide de Yonaguni – são uma construção humana ou uma fantástica coincidência gerada pela própria natureza. Se for obra humana, foi criada por uma civilização que viveu cerca de 5 mil à 10 mil anos atrás.

As supostas ruínas foram encontradas por mergulhadores em 1986 nas Ilhas Yonaguni Jima, Japão, e acredita-se que elas afundaram durante um terremoto há 2 mil anos. Os motivos dos cientistas suspeitarem de que as Estruturas de Yonaguni sejam criação humana são seus ângulos na pedra, aparentemente escadas, e até indicadores culturais em potencial, como monumentos de animais e pessoas encontrados em cima e ao redor da Pirâmide.

Os que acreditam que as Estruturas de Yonaguni sejam obras da natureza apontam que não há lapidações discerníveis no arenito, indicando que não houve interferência humana. Considerando a idade das Estruturas, não havia uma civilização tão avançada no Japão pra construí-la naquele período de tempo.

Independente dos cientistas concordarem ou não, visitantes podem conhecer as Estruturas de Yonaguni e tirar as próprias conclusões a respeito dessa incrível ruína ou da maravilha da Mãe Natureza.

  As 8 maiores mentiras sobre dinossauros já contadas

2) O Palácio de Cleópatra

Cleópatra foi a última faraó do Egito e governou a cidade de Alexandria por duas décadas. Infelizmente, a capital foi engolida pelo mar 14 séculos atrás durante uma série de terremotos e ficou perdida na história até ser reencontrada em 1996 por exploradores e arqueólogos – que usaram a literatura clássica grega como principal guia. Dentro das ruínas, relíquias ancestrais foram encontradas, como estátuas da realeza egípcia, esfinges, joias, moedas e símbolos sagrados.

O impacto dessa exploração é imenso, tanto pro conhecimento histórico da humanidade, quanto pra cultura e pra economia do Egito, que transformou o Palácio de Cleópatra num museu submerso, um dos principais atrativos turísticos do país.

3) Thonis-Heracleion

A mesma equipe que encontrou o Palácio de Cleópatra não parou suas aventuras submersas depois deste grande feito e, alguns anos depois, encontrou a cidade perdida de Thonis-Heracleion, registrada por gregos e egípcios como uma grande cidade portuária entre o Mediterrâneo e o Rio Nilo. A cidade hospedava o lendário Templo de Amun – onde o faraó era “coroado” – e foi engolida pelo mar no século VIII D.C. num desastre natural, sendo reencontrada no ano 2000. Entre os objetos encontrados estavam estátuas, templos inteiros e até mesmo cerâmicas, o que confirmou a teoria de que a cidade era rica.

4) Pavlopetri

Uma das cidades submersas mais antigas do mundo é Pavlopetri, que jaz no Mar Mediterrâneo próximo à Lacônia, Grécia, e tem cerca de 5 mil anos de idade. Estima-se que tenha sido uma das inspirações pra Cidade Perdida de Atlântida de Platão e é a primeira cidade submersa que precedeu o mito.

  Mal-entendido quase dá início à Terceira Guerra Mundial em 1995

Localizada em 1967, é uma das descobertas mais significantes da Idade do Bronze – ou até mesmo da Idade da Pedra. Ela foi encontrada quase completa, com ruas, residências, jardins, tumbas e o que aparenta ser templos religiosos – tudo perfeitamente preservado.

5) Shi Cheng

Também conhecida como a Atlântida Chinesa ou Atlântida do Leste, Shi Cheng, A Cidade do Leão, se destaca por ter sido submersa propositalmente em 1959 pra construção de um lago artificial na província de Zhejiang – e então foi praticamente esquecida até 2001, quando foi reencontrada por exploradores.

A cidade ainda tem a arquitetura das dinastias Ming e Qing de 600 anos atrás e foi preservada pela própria água que a engoliu. Atualmente, a Cidade do Leão atrai turistas curiosos por seus segredos submersos dos tempos de centro político, como uma cápsula do tempo aquática.

Continue a ver as demais cidades submersas: clique em “Próxima página” para prosseguir

página 1 de 2

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com