Continue a ver o artigo com as demais cidades submersas:
6) Dwarka
É quase profético que a cidade submersa mais antiga da humanidade tenha o nome de Dwarka, que significa “Portões para o Paraíso”. Em 2002, cientistas encontraram por acaso a cidade submersa no Golfo de Cambaia no estado do Guzerate – costa ocidental da Índia – enquanto mediam o nível de poluição na água. Enquanto mergulhadores exploravam as ruínas, foram encontradas miçangas, cerâmicas e até dentes humanos, que permitiram teste de carbono e foram datadas com 9.500 anos de idade, o que desafia nossos registros históricos – a primeira grande metrópole que conhecíamos era a Mesopotâmia, que foi erguia há 4.500 anos, pra você ter noção.
A lendária Dwarka deve ter sido submersa no último grande degelo de 10 mil anos atrás e é considerada sagrada pra muitos religiosos, incluindo hindus e budistas, que acreditam que foi lar do próprio deus Krishna.
7) Wanaku
Ninguém acreditava que a cidade lendária da Mitologia Inca, que supostamente havia dado origem à sua civilização, era real, até um templo de mil à mil e quinhentos anos de idade ser encontrado justamente debaixo do Lago Titicaca apontado pelas fábulas. Os incas acreditavam que a cidade submersa havia nascido do próprio lago, quando o Filho do Sol emergiu dele. Pelas palavras das autoridades bolivianas, “nossa civilização deixou mais pegadas do que imaginávamos”.
8) Atlit Yam
Outra cidade submersa encontrada por acaso foi Atlit-Yam, durante uma expedição em busca de naufrágios ao longo da Baía de Atlit, em Israel. Explorações subsequentes revelaram casas retangulares, o que sugere que Altit Yam possa ser uma das primeiras cidades a utilizarem agricultura e pesca pra subsistência – por volta de 6.900 à 6.300 A.C. Entre as descobertas, foram encontradas evidências do primeiro humano que morreu por tuberculose, o primeiro povo que produziu óleo de oliva e que praticava o enterro dos mortos.
9) Baia
A cidade romana de Baia foi um dos centros urbanos mais poderosos do mundo e lar de figuras controversas, como Júlio César, Calígula e Marco Cícero. A cidade um dia esteve no Golfo de Nápoles e era tão agitada e festiva que muitos a descrevem como a antiga Las Vegas, mas a cidade foi praticamente abandonada depois de uma série de ataques muçulmanos e de novo durante um surto de malária alguns séculos depois, até que foi engolida pela água por causa de atividades vulcânicas.
Somente na década de 1950, que a cidade começou a surgir debaixo d’água e chamar a atenção dos italianos. Atualmente, Baia é um dos poucos parques subaquáticos do mundo e atrai mergulhadores que já consideram a cidade como um ninfeu moderno.
- Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!