Astronautas poderão assar pão na Estação Espacial Internacional

0

A última vez que um sanduíche viajou para o espaço foi em 1965. Os dois astronautas da missão da Gemini 3 da Nasa deixaram um sanduíche de carne no bolso de um traje espacial e o comeram em órbita.

Quando retornaram para a Terra, foram severamente repreendidos. As migalhas tinham se espalhado por toda parte na microgravidade, e a Nasa advertiu que poderiam ter entrado nos olhos dos astronautas ou iniciado incêndios nos painéis elétricos. Desde então, o menu dos astronautas ficou restrito a tortilhas.

Agora, no entanto, uma empresa de base alemã chamada Bake In Space criou um pão “sem farelos” que pode mudar tudo. A empresa desenvolveu uma mistura de pão e vários projetos de forno que serão testados no próximo ano na Estação Espacial Internacional.

“À medida que o turismo espacial decola e as pessoas passam mais tempo no espaço, precisamos permitir que o pão seja feito do zero”, disse Sebastian Marcu, fundador da empresa, ao site New Scientist.

Pão espacial para astronautas

O primeiro problema a resolver é o do design do forno. A maioria dos fornos tradicionais dependem da convecção do ar para espalhar calor, mas isso não funciona tão bem no espaço, em microgravidade. Eles também exigem grandes quantidades de energia que são difíceis de obter na Estação Espacial Internacional.

Mas os engenheiros também estão pensando sobre o cozimento à vácuo – onde a pressão dentro de um forno é abaixada. Baixa pressão significa que a água ferve a uma temperatura mais baixa – de modo que o cozimento pode acontecer com maior facilidade.

Diversas abordagens diferentes serão testadas na missão Horizon da Agência Espacial Europeia em abril de 2018, com vídeos do interior do forno filmados em tempo real. “O pão pode ter uma estrutura completamente diferente”, diz Marcu, sobre o novo procedimento.

Além disso, espera-se que trazer pão para a órbita possa render mais do que apenas benefícios nutricionais – o cheiro de pão fresco pode ser um importante impulso moral. Tudo o que você precisa quando está flutuando em uma lata pressurizada, bem longe de qualquer padaria da Terra.

Techradar

  Novo 'Viagra'? Veneno de aranha pode gerar remédio para disfunção erétil

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com