Entenda porque não é indicado tomar banhos em excesso

0

O assunto do momento nas redes sociais brasileiras é a quantidade de banhos de alguns participantes do ‘Big Brother Brasil 21’, com mais destaque para a influenciadora digital Viih Tube. O nome da jovem viralizou após uma inusitada lista de um telespectador revelar que ela não é muito chegada a tomar banhos dentro do confinamento.

Muito provavelmente o título desta matéria causa estranheza e até asco em quem ama se refrescar tomando mais de um banho por dia. Entretanto, esse hábito pode causar alguns danos a pele e até mesmo aos fios capilares.

O problema não está na exposição à água em si, mas no uso de substâncias utilizadas na higiene corporal como é o caso do shampoo e do sabonete.

Segundo a dermatologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), Damaris Ortolan, o uso exagerado destes produtos químicos retira a oleosidade natural produzida na pele e que funcionam como uma proteção.

Hoje em dia é indicado sabonete sem sabão, porque ele remove a sujeira e não causa irritação”, afirma.

Os banhos com água muito quente também são responsáveis por causar coceira, dermatites, inflamações por lesões que coçam e até pequenas bolhas, em casos extremos, pode dar infecção devido a remoção dos micro-organismos naturais presentes na pele.

As bactérias boas diminuem e sobra espaço para as invasoras, que causam diferentes reações”, acrescenta a especialista.

O mesmo ocorre com a forma de se lavar os cabelos: o excesso da exposição do couro cabeludo ressecado agrava a situação, já que o shampoo tende a abrir a cutícula do cabelo, fragilizando os fios. No entanto, se a descamação do couro cabeludo é causado pela oleosidade, é necessário lavar com maior frequência.

O tempo ideal para um banho é que ocorra entre cinco e dez minutos, com água morna para fria e uso mínimo de produtos químicos.

Em relação a quantidades, Damaris afirma que varia do tipo de pele de cada um: “Quem tem mais oleosidade, como adolescentes, pode tomar mais banho. Já quem tem pele mais seca, como idosos e crianças, deve se banhar menos”.

O que está por trás do vídeo do rato tomando banho igual humano



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com