Coronavírus: entenda a epidemia da China que já chegou aos EUA

0

Um novo tipo de vírus, derivado da pneumonia comum, tem assolado a China, partes da Ásia e já chegou aos Estados Unidos: trata-se do coronavírus, um tipo de vírus que raramente infecta humanos, mas essa nova divisão da espécie vem causando um estrago bem grande.

Já são centenas de mortos na Ásia e o governo americano confirmou recentemente seu primeiro caso.

O nome oficial do micro-organismo é 2019-nCoV. Ele é uma nova cepa, ou divisão, da família dos coronavírus e a maioria deles é inofensiva ao ser humano.

Acontece que esse novo tipo parece ter sido encubado em animais de forma natural, tornando-se mais resistente e capaz de infectar humanos.

Sua origem está sendo relacionada à cidade chinesa de Wuhan, capital da província de Hebei, famosa pelos grandes mercados de frutos do mar.

Já são mais de 400 casos na China, além de Japão, Taiwan, Tailândia e Coreia do Sul. Recentemente, os Estados Unidos confirmaram seu primeiro caso e há pacientes sob suspeita no México, Austrália, Hong Kong e Filipinas.

Os principais sintomas incluem falta de ar, dificuldade para respirar, tosse e febre, sintomas similares aos de uma pneumonia comum.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) trabalha em planos de contingência em parceria com as autoridades dos países afetas até o momento, nessas que está sendo mais uma das grandes epidemias mundiais do século XXI.

Precauções

A cidade de Wuhan parece ser realmente o foco da epidemia do coronavírus e as autoridades estão desencorajando as pessoas a viajarem para lá.

Os habitantes da cidade também estão sendo recomendados a permanecerem nela, diminuindo assim o alcance do vírus, que pode já estar sofrendo nova mutação e sendo transmitido diretamente entre humanos.

A principal preocupação da OMS é que o vírus sofra mutações sucessivas e acabe se tornando mais resistente aos medicamentos e com uma potência de transmissão ainda maior.

Alguns países já estão cancelando voos para a China e toda a região do leste e sudeste da Ásia.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com