Movimentos separatistas ainda existem no Brasil; conheça

0

Movimentos separatistas no Brasil podem parecer assunto antigo, mas muitos deles ainda estão na ativa e adorariam alterar o mapa do país. Alguns pedem a emancipação e independência de regiões inteiras, ou de apenas estados, mas o fato é que nenhum deles ganhou muita força nos últimos tempos. E se tratando de Brasil, existe também a “zoeira”, é claro.

De acordo com o site Poder 360, existem pelo menos 27 movimentos separatistas em atividade no Brasil, em todas as regiões do país. A maioria e também os mais atuantes ficam na região Sul, área que já tem um histórico relacionado ao tema, mas há quem se organize para pedir a independência do Nordeste, da Amazônia, do estado de São Paulo e vários outros.

Os movimentos alegam vários motivos para se separar do Brasil. Muitos declaram suas regiões autossuficientes, ou sentem que seus estados são explorados pela União e usam até mesmo a corrupção nas esferas altas do poder como justificativa. A razão principal, no entanto, parece ser um forte regionalismo e a falta de identificação com o resto do Brasil.

O movimento separatista mais atuante do país é chamado de “O Sul é o meu país”, que pede a separação dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que formariam uma só república. O grupo realizou referendos sobre a separação da região e afirma que mais de 95% da população é a favor da emancipação dos 3 estados. Vale lembrar que todos os movimentos separatistas são considerados inconstitucionais pela lei brasileira.

Veja também:   Celulares escutam nossas conversas? Veja o que esse estudo diz

Liberdade

É claro que iniciativas polêmicas como essas teriam algum tipo de resposta e como é comum no Brasil, a resposta veio em forma de brincadeira. Um exemplo disso é a página do Facebook intitulada “A Zona Sul é o meu país”, uma sátira do grupo sulista que afirma em suas publicações lutar pela independência da zona sul da cidade do Rio de Janeiro, a área mais nobre do município.

Já em outros lugares do mundo, os movimentos separatistas possuem mais força. Alguns exemplos incluem a província da Catalunha, que deseja se separar da Espanha, o Quebec, que possui grupos que pedem a separação do Canadá, além do Tibete, na China, e a Chechênia, na Rússia, entre vários outros.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com