Neandertais foram extintos por mudança nos polos magnéticos da Terra, diz estudo

0

A extinção dos neandertais, nossos “primos” na escala evolutiva, pode ter tido várias razões, mas um estudo liga o evento a uma mudança nos polos magnéticos da Terra.

Esse teria sido o gatilho para vários outros acontecimentos que acabaram eliminando a outra espécie de hominídeos, que se não foi completamente extinta, acabou se misturando em algum momento com o homo sapiens.

Essa foi a conclusão que uma equipe de pesquisadores de várias áreas que colaboraram em um estudo.

De acordo com os novos dados, os séculos que precederam a extinção dos neandertais contaram com eventos terríveis, tal como tempestades elétricas, resfriamento e uma atividade do Sol mais intensa, que bombardeou o planeta com partículas de vento solar.

Entre os vários resultados desses eventos está a destruição quase completa da camada de ozônio, fazendo com que o planeta fosse mais intensamente atingido por raios ultravioleta.

Dessa forma, o mundo todo recebeu enormes cargas radioativas vindas do Sol e de outros pontos da galáxia, gerando espetáculos semelhantes a Aurora Boreal em toda a Terra.

Foram essas condições praticamente apocalípticas que acabaram causando a extinção de grandes mamíferos, como os mamutes e outros, e também dos neandertais, acostumados a viver em locais abertos.

A partir daí, o homo sapiens, que se refugiava em cavernas, ganhou uma vantagem, por se expor menos ao ambiente hostil do planeta naquela época.

42 é a resposta

Esses eventos teriam acontecido, de acordo com os pesquisadores, há cerca de 42 mil anos.

É nessa época que começa a florescer o que conhecemos como arte rupestre, as pinturas feitas em paredes de cavernas, provavelmente feitas por uma humanidade apavorada, que estava vendo o mundo acabar enquanto se refugiava desse apocalipse.

O “evento Adams”, que vem sendo chamado dessa forma em homenagem ao escritor Douglas Adams, dos livros da série O Guia do Mochileiro da Galáxia, brinca com o fato de que na saga, o número 42 é a resposta definitiva para “a vida, o universo e tudo mais”.

Os personagens da obra chegam a visitar a Terra mais ou menos nessa época, o que contribui para o trocadilho.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com