Pulseira impede que motoristas durmam ao volante

0

Foi desenvolvida na Letônia uma pulseira que impede o usuário de adormecer enquanto dirige. Chamada de Steer, ela foi criada para reduzir o número de acidentes causados por motoristas que dormem ao volante.

Fabricada em um material plástico durável e hipoalergênico, a pulseira tem um design minimalista e funciona monitorando a frequência cardíaca e a condutância elétrica da pele. A cada 2 segundos, 16 sensores fazem o monitoramento  e se alguma diminuição da frequência cardíaca é percebida, o dispositivo acende uma luz amarela e causa uma vibração no braço do motorista.

Se os batimentos cardíacos e a condutância da pele continuam a cair, indicando que o motorista está próximo de pegar no sono, a pulseira acende uma luz vermelha e provoca um leve choque elétrico. O choque causa o aumento da serotonina, noradrenalina e cortisol no corpo, além da diminuição da melatonina, o chamado “hormônio do sono”, despertando o motorista.

Veja um vídeo (em inglês) mostrando o funcionamento da Steer:

A pulseira Steer pode ser adquirida contribuindo para o crowdfunding no Kickstarter. A contribuição mínima é de 89 euros (R$ 341,76, aproximadamente) e a entrega pode ser feita em qualquer lugar do mundo. A previsão do início das entregas é para o mês de novembro de 2017.

O último sono

Segundo a Associação Brasileira de Neurologia (ABN), 68% dos motoristas brasileiros já dirigiram com sono. Os especialistas concluem que dirigir com sono é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado e mais perigoso do que dirigir falando ao celular.

Os desenvolvedores da pulseira Steer afirmam que por ano, 328 mil acidentes de carro acontecem por cansaço dos motoristas. Desses, em pelo menos 25% o motorista dormiu ao volante. Isso resulta em cerca de 30 mil mortes por ano causados por acidentes em que o motorista estava com sono.

Veja também:   Biometria é segura? O que é e como funciona essa tecnologia

 



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com