10 fenômenos naturais que você jamais imaginou que existiam

0

Quando nós falamos a respeito de estranhos e bizarros acontecimentos naturais, normalmente pensamos em assuntos relacionados ao universo, como supernovas, buracos negros ou as demais luas do nosso universo. Mas não precisamos viajar tão longe: saiba que existem diversos fenômenos naturais que ocorrem aqui mesmo na Terra.

Sabia que é possível ver um flash verde no sol? Que uma árvore possui cor de arco-íris? E que existem “rochas” vivas? Confira abaixo 10 fenômenos naturais que você jamais imaginou que existiam:

10) Flash Verde

fenômenos naturais-1

Vamos começar a lista com algo que conhecemos muito bem: o Sol. A estrela que nosso planeta orbita e ajuda a manter a vida por aqui.

Com certeza, você já viu tanto o nascer quanto o pôr-do-sol em algum momento de sua vida. Mas se as condições do tempo ajudarem, você pode testemunhar um evento magnífico e bizarro: o sol pode mudar de cor e rapidamente apresentar um tom de verde.

Esse fenômeno é mais fácil de ser visto enquanto o sol se põe e ele dura apenas de um a dois segundos. Por isso que também recebeu o nome de flash. O motivo é que a atmosfera funciona como uma espécie de prisma, quebrando a luz do sol em diferentes cores.

Então, na próxima vez que for ver um pôr-do-sol, fique atento a isso. São poucas pessoas que conseguiram ver.

  Coreia do Norte lança novo míssil balístico que sobrevoa o Japão

9) Onda sem fim

fenômenos naturais-2

Esse item da lista é bem conhecido por nós, brasileiros: estamos falando da Pororoca. Ela é capaz de viajar por 800 km sem quebrar e pode chegar a ter uma altura de 3,7 metros.

Ela ocorre durante o encontro das águas do Oceano Atlântico com o Rio Amazonas. Por conta de suas características, muitos surfistas se arriscam a surfar nela. Mas é preciso cuidado: ela é muita rápida e costumar carregar restos de árvores pelo caminho, por conta de sua força.

8) Lava azul

fenômenos naturais-3

Um dos fenômenos naturais mais destrutivos que existem é a explosão de um vulcão. Mas na Indonésia, o complexo de vulcões Ijen expele uma espécie de lava que possui coloração azulada, ao invés do tradicional amarelo/alaranjado.

Só que na verdade, a lava não chega a ser azul. Isso ocorre por conta da combustão de uma grande quantidade de enxofre, que está presente na área do vulcão e possui essa coloração azulada. Então, quando essa grande quantidade de enxofre entra em contato com a lava, ela parece ser azul.

Ou seja, são apenas as chamas azuis do enxofre descendo pelo vulcão. E é por isso que o efeito só é visto durante a noite.

7) O lago ácido

fenômenos naturais-4

Um lago sereno e pacato, com uma visão fantástica e…animais calcificados. Essa é a vida no Lago Natron, no norte da Tanzânia, palco de algumas das imagens mais horripilantes da natureza.

  As 10 primeiras representações sobre Jesus Cristo

O lago possui um pH muito alto, o que faz dele cáustico o suficiente para queimar a pele e olhos de animais que não estão adaptados. Mesmo assim, algumas espécies conseguiram se adaptar a esse ambiente nada favorável.

E mesmo assim, quando um animal é azarado o suficiente para morrer no interior do lago, seu corpo passa por uma espécie de mumificação. O local se tornou famoso após uma série de fotos do fotógrafo Nick Brandt, que capturou imagens assustadoras de animais mortos no local. E para piorar, muitos ainda estavam fazendo pose como se estivessem vivos.

6) Deserto florido

fenômenos naturais-5

Os desertos são famosos por três coisas: um calor escaldante, fauna e flora quase inexistentes e falta de água. Mas no Deserto do Atacama, esse cenário pode mudar no momento certo, causando um dos fenômenos naturais mais improváveis: o nascimento de flores.

Pequenas flores costumam nascer entre os meses de setembro e novembro, e apenas nos anos em que a precipitação está acima do normal. Assim, o evento costuma acontecer com intervalos de cinco a sete anos. Só que as mudanças climáticas aceleraram esse processo, e agora, o fenômeno aparece a cada dois anos, mais ou menos.

5) Arco-íris branco

fenômenos naturais-6

Os arco-íris são um dos fenômenos naturais mais bonitos que existem. A água funciona como um prisma que quebra a luz em vários espectros de cores visíveis. Mas existe um tipo diferente de arco-íris, se as condições climáticas ajudarem.

  9 pessoas reais que inspiraram monstros de Halloween

Um arco-íris sem cores ocorre da mesma forma que um normal. Mas a diferença é que existe a presença de uma névoa. As gotas d’água são muito menores na névoa, e por conta disso, as cores desaparecem quando a luz passa pela água.

Sim, no fundo, esse arco-íris ainda é colorido, mas as cores são tão fracas que é mal possível vê-las.

4) Árvores arco-íris

fenômenos naturais-7

Vamos continuar a falar de arco-íris. Já se perguntou como seria uma combinação entre o fenômeno e as árvores?

Bem, saiba que esse é mais um entre os fenômenos naturais que existem e você não sabia. Conheça a Eucalyptus deglupta, conhecida popularmente como Eucalipto Arco-Íris. Nativa das Filipinas e outros locais tropicais, ela pode chegar a medir até 76 metros.

Na maior parte do ano, ela possui uma casca alaranjada. Mas durante o verão, ela acaba ganhando uma gama de cores que lembra bastante um arco-íris. É possível ver tonalidades de verde, vermelho, laranja, cinza e até mesmo roxo.

3) Cabelo de gelo

fenômenos naturais-8

Eis um tipo de gelo que até pessoas que vivem em áreas frias podem nunca ter visto: o cabelo de gelo.

Ele só é capaz de crescer em noites úmidas de inverno e costuma derreter durante o dia. Os cristais de gelo se formam em madeira apodrecida que tenha a presença de micélio, um fungo que costuma crescer em madeiras que se encontram nesse estado.

  Homens reconhecem menos os erros graças à testosterona, diz estudo

O fungo faz com que os cristais de gelo cresçam de forma semelhante aos nossos cabelos. E ele é muito difícil de encontrar por que acaba se misturando com a neve comum. Caso tenha a oportunidade um dia, procure por uma árvore apodrecida, pois suas chances de observar o fenômeno só aumentam.

2) Flores congeladas

fenômenos naturais-9

Semelhante ao cabelo de gelo, esse é outro fenômeno natural muito bonito de se observar e bastante raro. A diferença aqui é o local em que se forma. As flores congeladas crescem acima da água ou em superfícies úmidas.

Quando o ar frio úmido acima da superfície da água se torna saturado, cristais de gelo começam a se formar em qualquer imperfeição do local, que causam o crescimento dessas “flores”. A umidade do ar também ajuda a esculpir seus formatos.

1) Rochas vivas

fenômenos naturais-10

Rochas podem ser encontradas em qualquer lugar. Mas saiba que você encontrar uma que “sangre” por dentro.

Conheça a Pyura chilensis, conhecido como Piure. Essa “rocha”, na realidade, se trata de um invertebrado marinho filtrador. Eles possuem essa cor avermelhada em seu interior, e quando são cortadas, aparentam estar sangrando. No Chile, o animal costuma ser comido cru ou cozido, igual às ostras.

Fonte: Listverse

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com